Detonado: aprendendo a viver através dos RPGs



Nunca tive oportunidade de jogar RPG de tabuleiro. Uma pena. Até gostaria de ter esta experiência, mas, infelizmente, não pude. Tive de contentar-me com os RPGs eletrônicos mesmo. De fato, atualmente, Mazkir e eu temos jogado "Champions of Norrath: Realms of everquest" para PS2 e estamos super empolgados com este jogo.

Procuramos sempre equipar nossas personagens com os melhores itens: elmo, couraça, luvas, botas, escudo, armas simples, armas de mão dupla, arcos, maças, martelos de guerra, itens mágicos... Cada item é bom para determinada fase ou para determinado efeito. Precisamos equipar itens mágicos para nos proteger de feitiços de magos inimigos. Precisamos equipar armaduras eficazes para deter os ataques fortes de orcs e goblins. Precisamos melhorar nossas armas para enfretar mortos-vivos e exércitos de esqueletos.

A cada level as personagens estarão mais hábeis para manejar armas e portar armaduras melhores. Mas é necessário identificar quais armas são realmente boas e quais não são. Não adianta nada estar com uma arma boa se ela não é adequada para o seu level, para sua personagem ou para a necessidade daquela fase do jogo.

Pois não é que na vida real as coisas são semelhantes? Precisamos estar equipados com muitos itens diferentes. Na vida profissional precisamos de habilidades específicas da nossa categoria e dominar as "armas" de nossa profissão. Para viver em sociedade, precisamos estar equipados com "armas" e "armaduras" adequadas para enfrentar a "batalha de cada dia" e aperfeiçoar nossas habilidades de vida comunitária a cada momento (pois é, de outra forma não conseguiremos sequer conviver bem com aquele vizinho arruaceiro - que lembra um goblin). É uma luta diária para cumprir objetivos, enfrentar inimigos e superar obstáculos; tudo isto pode ser mais fácil ou mais difícil de acordo com as habilidades que possuímos, os nossos armamentos (psicológicos, intelectuais ou sociais) ou a quantidade de aliados que formamos.

Na vida espiritual, também vivemos uma espécie de RPG, só que com uma vantagem muito grande. O Deus dos deuses resolveu ajudar em nossa quest e garantir de imediato (sim, a partir do Level 1!!!) as melhores armas, armamentos, itens mágicos e habilidades para que possamos cumprir todas as missões, derrotar todos os inimigos e nos juntar a Ele entre os maiores guerreiros e guerreiras do universo. Não acredita? Mas é sério, leia só:

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efésios 6:13-17)

Tá vendo? a armadura completa e ainda uma arma poderosa para deter qualquer tipo de inimigo. A cada level que você alcança fica ainda mais hábil com cada armamento e, assim, pode levá-lo ao máximo do seu poder. Melhor que colar com +50 de regeneração de mana e espada com +40 de dano crítico! Super efetivo!

Quer zerar a quest da vida pegando de cara os melhores itens, com ataque e defesa topados? Então, aconselho a pegar o armamento divino (tem melhor do quê os armamentos divinos?) e sair tranquilo na sua jornada, com a garantia que terá os melhores e mais fortes aliados e companheiros durante todo o trajeto. Até porque, você não quer ficar usando equipamento Level 1 com dano mínimo, não é, noob?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus