O apocalipse zumbi começou!


h

Em quase todo filme de apocalipse zumbi, tenta-se entender o que foi que ocorreu para que a humanidade tivesse esse triste fim: se autodevorar. Na maioria dos filmes ou séries, a infestação zumbi ocorre devido a um vírus fatal que é transmitido por contato com os fluidos corporais (tais como sangue ou saliva). A pessoa que foi mordida por um zumbi será infectada através da ferida e assim o vírus se espalhará pela corrente sanguínea. Nesse meio tempo pode-se dizer que a pessoa já é um zumbi em potencial, mas ainda está em processo de infecção. O processo de zumbificação sempre é algo que primeiro ocorre dentro das células para depois manifestar-se no corpo como um todo: o zumbi completo.

Penso que nossa sociedade já está se zumbificando. Não, pessoas não estão literalmente mastigando e deglutindo pedaços dos corpos uns dos outros (salvo raras exceções psicopáticas). Não, o que vejo é que pessoas estão devorando umas as outras no sentido de não ver o outro como alguém que é igual a você, sequer da mesma espécie, mas pessoas estão vendo umas às outras como "presas". Presas no sentido de fonte de alimento, de poder, de prazer, de riqueza, de estabilidade, de facilidades, etc. Pessoas deixaram de ser pessoas e são vistas como caça, objeto, coisa, não-ser.

Caso o leitor ou leitora pense da mesma forma, pode também se perguntar se existe algum motivo oculto, como o vírus que causa a zumbificação, para que as coisas estejam se desenvolvendo dessa forma. Alguns vão alegar que isso é culpa do sistema capitalista, que torna as pessoas automatizadas e insensíveis. Outros podem dizer que o ser humano sempre foi assim, que isso é normal. A verdade, no entanto, é que nem o ser humano é assim por natureza nem é culpa do sistema. Se essas atitudes fossem normais no ser humano, ninguém (inclusive eu) estranharia isso. Temos, intrinsecamente, um sistema moral que nos mostra o que é coerente e o que não é. Daí não gostarmos quando alguém nos machuca ou quando não alcançamos nossas metas. Sabemos que algo está errado, que não está coerente com o que deveria ser. Tampouco é culpa do sistema, pois o sistema é nossa criação, para nosso uso, e se está falho e sabemos disso, não deveríamos ser ao menos capazes de agir diferente?

As coisas não são diferentes porque não queremos que sejam ou não fazemos nada para mudá-las. Sei disso porque sempre fui muito bom em não fazer nada para que as coisas fossem diferentes. Um exemplo: achamos os políticos que aí estão ruins, mas, nós, que nos consideramos mais honestos que eles, não nos candidatamos à nenhum cargo na política. Resultado: eles irão governar em nosso lugar.

Não gostamos de como os relacionamentos humanos estão se desenvolvendo: mentiras, traições, jogos de interesse, infidelidade, banalização dos sentimentos, falsidade, desrespeito, falta de amor, etc. No entanto, quando nos relacionamos o que fazemos? mentiras, traições, jogos de interesse, infidelidade, banalização dos sentimentos, falsidade, desrespeito, falta de amor, etc. Não percebemos que aquilo que criticamos nos outros é exatamente aquilo em que falhamos também.

O problema sempre foi interno. O mundo não acabará com uma invasão alienígena, mas em um apocalipse zumbi. O homem devora o homem. O homem é o mal do outro homem. Ou, como já disse Hobbes: "O homem é o lobo do homem". Nossas "células espirituais" são expostas todos os dias ao vírus mortal do egoísmo, da indiferença, da falta de Deus, da autodivinização. Centramos o mundo em nós e vemos as outras pessoas como aqueles que deveriam se render à nossa sabedoria e poder e nos adorar. No fim, terminamos devorando os outros, sugando suas energias e consumindo seus juízos de tanto infernizá-las com nosso egoísmo.

Ninguém está livre de se tornar um zumbi. Basta deixar o mal agir em nós e seguirmos o curso do egoísmo e da indiferença pelo outro. Logo, não veremos mais ninguém como nosso pai, nossa mãe, nossos irmãos e irmãs, ou nosso próximo. Todos serão apenas pedaços de carne suculenta, comida para nossos estômagos em decomposição egoísta e lenta.

O propósito de Deus não é esse. Mas é: ame ao seu próximo como a si mesmo. O próximo é um ser humano como você, tentando sobreviver ao apocalipse zumbi. No entanto há uma diferença: todos estamos infectados e para se tornar um zumbi completo basta deixar o egoísmo tomar conta. Para evitar isso, é importante lembrarmos que somos todos seres humanos, uma só espécie, sem presas ou predadores, mas pessoas que querem viver e precisam umas das outras para isso. Somos fracos e falhos e algumas vezes o vírus pode se tornar mais forte em nossos organismos. Apenas com os anticorpos do Espírito e com a ajuda dos nossos irmãos e irmãs de espécie é que poderemos nos manter menos centrados em nós mesmos e reconhecer uns aos outros como iguais. Precisamos ficar juntos para melhor sobreviver. Unidos somos mais fortes. Os que não deixarem o egoísmo de lado estarão fadados à isolar-se e, assim, morrer como pessoas para viverem a eterna fome de ser... humano.

Comentários

  1. Wesslen, por que sabemos que precisamos mudar, mas não fazemos nada para que isso aconteça?! É incrível como ficamos acomodados em nosso próprio "mundinho", curtindo ser egoístas e esperar que todos percebam que eles é que estão sendo egoístas. A gente até consegue pensar, raciocinar, criar teorias e falar super bem, mas onde estão as ações?! Estamos travando uma batalha silenciosa enquanto ignoramos um grito ensurdecedor: o clamor do mundo por AMOR! Em lugar de estarmos nos devorando, por favor, vamos atender às palavras de Paulo: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." Fp. 2:3-5

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus