Um nerd espiritual


      A Bíblia nos fala em Pv. 18:15 que "O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria." Porque o Senhor criou um ser dotado de inteligência, capaz de administrar tudo quanto o Senhor colocou em suas mãos. Assim fez Deus com Adão ("E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." Gênesis 2:15) e a toda a humanidade capacitou em todas as áreas da vida com o propósito de ter verdadeiros adoradores que "adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (João 4:23). O verdadeiro adorador não adora a Jesus porque Jesus o força a isso ou por alienação e falta de entendimento, muito pelo contrário, pois "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." (Salmos 111:10)

     De modo que mentes brilhantes, como Nietzsche, Auguste Comte, Darwin, são reputadas como loucas diante da sabedoria e do conhecimento de Deus ("Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?" 1 Coríntios 1:20). Porque, confiando em sua própria inteligência ("Não se glorie o sábio na sua sabedoria" Jr. 9:23), o homem acha-se maior que Deus, a ponto de negar a sua existência. Essa atitude prova, na verdade, a sua tolice em julgar a criatura maior que o Criador. Ao julgar que o pouco que sabem das coisas materiais, visíveis e reveladas pelo próprio Deus a eles os torna sábios e entendidos, poderosos e donos de si mesmos e daqueles que não possuem o mesmo conhecimento que eles, estão, em verdade, se tornando loucos, incrédulos e separados de Deus eternamente. 

"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1:19-25)

      O apóstolo Paulo, a quem foram reveladas essas palavras na epístola aos romanos, era um dos homens mais inteligentes e versados na cultura de sua época, mas quando conheceu ao Senhor Jesus face a face e se converteu a Ele, aí sim, seu entendimento foi aberto e ele passou a ter a verdadeira sabedoria e inteligência, a sabedoria de Deus. Por isso, o nerd cristão não é aquele que alcança a nota máxima nas provas escolares, nem aquele que leu "O senhor dos anéis" cinco vezes em um mês ou aquele que possui um sabre de luz e todos os episódios de "Big bang theory" ou de "A hora da aventura" de cabeça. Não. O nerd cristão é aquele que medita na Palavra de Deus de dia e de noite e que se guia por essa Palavra em todos os seus caminhos ("Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8; "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmo 119:9-11).

     Aquele, pois, que dá ouvidos ao Senhor e o obedece, esse sim é cheio de sabedoria e de conhecimento, capaz de produzir discursos que levam multidões a Cristo, assim como o apóstolo Pedro:"Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil." (Atos 4:4). Depois da pregação de Pedro, "os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus" (Atos 4:1) vieram prendê-lo, mas não puderam deter o homem de Deus que falava movido pelo Espírito Santo, quem realmente concede sabedoria e conhecimento é Deus, mostrando que aquele homem não era um qualquer, mas possuía conhecimento e poder, porque vinha da parte de Deus: "Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." (Atos 4:13)

     O nerd cristão despreza a sabedoria deste mundo e busca ardentemente a sabedoria do Senhor, gloriando-se no Evangelho de Cristo e não em seu próprio entendimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário