Um nerd espiritual


      A Bíblia nos fala em Pv. 18:15 que "O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria." Porque o Senhor criou um ser dotado de inteligência, capaz de administrar tudo quanto o Senhor colocou em suas mãos. Assim fez Deus com Adão ("E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." Gênesis 2:15) e a toda a humanidade capacitou em todas as áreas da vida com o propósito de ter verdadeiros adoradores que "adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (João 4:23). O verdadeiro adorador não adora a Jesus porque Jesus o força a isso ou por alienação e falta de entendimento, muito pelo contrário, pois "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." (Salmos 111:10)

     De modo que mentes brilhantes, como Nietzsche, Auguste Comte, Darwin, são reputadas como loucas diante da sabedoria e do conhecimento de Deus ("Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?" 1 Coríntios 1:20). Porque, confiando em sua própria inteligência ("Não se glorie o sábio na sua sabedoria" Jr. 9:23), o homem acha-se maior que Deus, a ponto de negar a sua existência. Essa atitude prova, na verdade, a sua tolice em julgar a criatura maior que o Criador. Ao julgar que o pouco que sabem das coisas materiais, visíveis e reveladas pelo próprio Deus a eles os torna sábios e entendidos, poderosos e donos de si mesmos e daqueles que não possuem o mesmo conhecimento que eles, estão, em verdade, se tornando loucos, incrédulos e separados de Deus eternamente. 

"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1:19-25)

      O apóstolo Paulo, a quem foram reveladas essas palavras na epístola aos romanos, era um dos homens mais inteligentes e versados na cultura de sua época, mas quando conheceu ao Senhor Jesus face a face e se converteu a Ele, aí sim, seu entendimento foi aberto e ele passou a ter a verdadeira sabedoria e inteligência, a sabedoria de Deus. Por isso, o nerd cristão não é aquele que alcança a nota máxima nas provas escolares, nem aquele que leu "O senhor dos anéis" cinco vezes em um mês ou aquele que possui um sabre de luz e todos os episódios de "Big bang theory" ou de "A hora da aventura" de cabeça. Não. O nerd cristão é aquele que medita na Palavra de Deus de dia e de noite e que se guia por essa Palavra em todos os seus caminhos ("Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8; "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmo 119:9-11).

     Aquele, pois, que dá ouvidos ao Senhor e o obedece, esse sim é cheio de sabedoria e de conhecimento, capaz de produzir discursos que levam multidões a Cristo, assim como o apóstolo Pedro:"Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil." (Atos 4:4). Depois da pregação de Pedro, "os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus" (Atos 4:1) vieram prendê-lo, mas não puderam deter o homem de Deus que falava movido pelo Espírito Santo, quem realmente concede sabedoria e conhecimento é Deus, mostrando que aquele homem não era um qualquer, mas possuía conhecimento e poder, porque vinha da parte de Deus: "Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." (Atos 4:13)

     O nerd cristão despreza a sabedoria deste mundo e busca ardentemente a sabedoria do Senhor, gloriando-se no Evangelho de Cristo e não em seu próprio entendimento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus