SUITS




A série americana Suits tem feito grande sucesso desde sua primeira temporada em 2011. Basicamente se trata do cotidiano de uma firma de advocacia que passa a vivenciar um constante conflito legal, moral e afetivo com a contratação de Mike Ross – um cara que não frequentou a escola de Direito, mas que sabe muito sobre isso, e caiu nas graças de um dos sócios sêniores, Harvey Specter. Diante do resumo, parece mais um programa de tribunais. Mas a maneira como ele é construído é que chama a atenção. Considerando que tudo é linguagem, ainda mais no campo do Direito, comecemos com o título da série: Suits. Esta palavra possui vários significados, como substantivo e como verbo, em inglês, o que nos permite fazer diversas associações e imagens. Vejamos, primeiramente significa terno, um tipo de roupa específico, mas pode significar também a própria pessoa que usa o terno, quando esta ocupa uma posição elevada. Além disso, pode significar, de maneira geral, traje, isto é, desdobrando-se em um tipo de roupa para qualquer ocasião, por exemplo: bathing suit – roupa de banho, chemical suit – roupa de proteção química. Além dos significados relacionados ao vestuário, a palavra também é usada para sentidos legais (lawsuits) – processo, petição. E, por fim, podemos citar seu significado como verbo – adaptar.
Dessa maneira, compreendemos que o termo suit possui uma plasticidade que possibilita a trama de sentidos vista na série também com as imagens da abertura em que as partes referidas ao Mike estão em vermelho, e as referidas ao Harvey, em azul, demonstrando um campo semântico de reprovação e abundância das emoções e sentimentos no Mike, enquanto no Harvey, tem-se aprovação e predomínio da razão. Isto segundo certa linha de pensamento. Mas daí para infinitas percepções é um pulo.
Observando esses aspectos em consonância com o comportamento de Mike – personagem que de certa forma move o enredo da série – percebi que o sucesso da série, do Mike, e do próprio ato de advogar (do Direito) é a manipulação da linguagem. Ou seja, você pode ser o que quiser e fazer o que quiser desde que saiba o que dizer e como dizer no momento certo! Isso é uma coisa muito boa na arte, na literatura, nos debates, na política. No entanto, isso não deve ser uma regra para a vida cristã, uma vez que a beleza e a multiplicidade da linguagem devem servir para exaltação do nome de Jesus e para edificação uns dos outros: “Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo;” (Salmos 92:1); “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29).
Assim, não adianta o Mike ser tão inteligente, ter uma memória gigantesca e usar tudo isso apenas para justificar o seu erro, pois por mais que ele faça, tudo se torna em vão, já que ele não é advogado de fato. Com isso, suas habilidades linguísticas só servem para distorcer a essência da palavra Lei (Direito), que ele aparenta defender, mas que, na verdade, está todo o tempo a corrompendo e tentando adaptá-la à realidade dele. Pior ainda é que ele se justifica, agindo de maneira passional – envolvendo-se emocionalmente com os clientes, com falsa aparência de que se importa com eles – argumentando que tem boa intenção. Ora, não adianta cometer um pecado com a justificativa de que estava bem intencionado. Porque o pecado continua sendo pecado. E a verdadeira intenção do coração se revela na atitude egoísta e orgulhosa que age sem medir as consequências, apenas para satisfazer a necessidade pessoal de reconhecimento, de utilidade, de compensação pelos erros cometidos no passado e no presente.
A maioria das pessoas é como o Mike, despendendo recursos, habilidades e energias para distorcer a Palavra de Deus e fazê-la se moldar à suas vontades. Muitas usam o traje (suit) da religiosidade, achando que pelos seus rituais e repetições vãs se chegarão a Deus (“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Mateus 6:7) Elas, na verdade, estão cada vez mais se distanciando do Senhor. Outras usam o traje da ciência, e pensam que por suas teorias e conhecimentos empíricos terão uma ideia mais clara de Deus, mas Deus é espiritual, e importa que os que se aproximam dEle o encontrem pela fé (Hb. 11) e não por seu raciocínio limitado. Alguns ainda acham que assim como uma palavra (suit, por exemplo) pode ter muitos significados, a Palavra do Senhor também pode ter várias significações a depender do ponto de vista. Ora, isso não se sustenta, porque a Palavra do Senhor é “divinamente inspirada” (II Tm. 2:16), portanto, não é de “particular interpretação” (II Pe. 1:20). Ela é perfeita, fiel, e cheia de sabedoria (Sl. 19:7). Além disso, podemos concluir que nada muda o fato de que o Mike não é um advogado de verdade, assim como nada (nenhuma deturpação da Palavra ou justificativa infundada) muda o fato de que o errado é errado; de que o pecado é pecado. Então, se sabemos que estamos errando, devemos buscar o perdão do Senhor e a mudança de atitude. Pois, se quisermos viver a Palavra, ela tem que nos moldar e não o contrário. A verdadeira inteligência está em aprender as palavras do Senhor e segui-las.
Não importa o quanto você consiga driblar, enfeitar ou manipular a língua portuguesa, inglesa, humana. Não se pode mexer com a Palavra do Senhor, ela é imutável e infalível (Tito 1:2; Hb. 13:8)!!! Só há um meio de se chegar verdadeiramente a Deus e viver uma vida plena, real e sem malabarismos linguísticos, esse meio é Jesus, a própria Palavra encarnada (Jo 1)!! Amém!!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus