Multiplayer



Desde pequeno jogo videogame. Pelo que consigo lembrar, a primeira partida que joguei foi em um MegaDrive, em uma locadora, com o jogo "Tartaruga Ninja". Estávamos meu primo, meu irmão e eu. Jogamos alternadamente: quando um dos personagens controlados morria passava o controle para quem estava de fora. Fomos até zerar o jogo, passamos cerca de 2 horas jogando na locadora. Foi umma experiência incrível e inesquecível.

Desde então tenho jagado diversos jogos em várias plataformas diferentes. Mas algo ficou marcado em mim: a alegria de jogar com mais de um jogador. Talvez tenha sido por conta da minha primeira experiência. Talvez por uma questão pessoal, de jeito de ser. Não sei. Só sei que gosto muito de jogos "de dois", muito mais do que dos jogos pra um só jogador.

Quem não lembra de jogos como Contra, Double Dragon, Battletoads, Sunset Riders, Street Fighter, Top Gear, Super Mario Kart, Rock'n'roll Race, Mortal Kombat, Bomberman, International Superstar Soccer, Winning Eleven, Resident Evil, Twisted Metal, etc... jogos que poderiam ser jogados com um jogador, mas que eram muito mais divertidos jogando "de dois". Até mesmo os recentes jogos MMORG podem ser jogados de forma isolada ou entrando em contato com outros jogadores para formar um time, se comunicando uns com os outros e dividindo a diversão.

A vida cristã, ao contrário do videogame, não permite jogo para um jogador só. Na caminhada com Jesus, não podemos andar sozinhos, ninguém pode ser cristão só, sem estar com outros cristãos, relacionar-se com eles e compartilhar experiências. Alguns acreditam que podem estar sós com Jesus e não precisam dos outros "irmãos em Cristo" ou da "igreja", mas não é isso que Jesus nos ensina. Ao enviar seus discípulos, Ele sempre os mandava em pares (Lucas 10:1) e afirmou que "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mateus 18:20). Ou seja, não dá para ser parte da Igreja de Jesus se não estivermos com, pelo menos, mais alguém conosco. Não dá para ser de Jesus e querer jogar como se fosse um jogo de 1 player só.

A Bíblia nos ensina que "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa" (Eclesiastes 4:9-12). Por isso, Deus criou um casal no Éden, porque não era bom que o homem estivesse só (Gênesis 2:18). Por isso também, que Jesus deixou Seu Espírito Santo, para que Ele mesmo estivesse conosco para sempre (Mateus 28:20 e João 14:16-18).

Nossa caminhada com Jesus não pode ser solitária, nem "solo". Sempre devemos andar com outros que professam a mesma fé, que peguem o joystick 2 e compartilhe conosco das fases difíceis, ajundando um ao outro. É desejo de Jesus que sua Igreja seja composta com grupos de pessoas que se cuidem e se auxiliem. Não fomos feitos para estarmos sós, mas para completarmos uns aos outros e, com isso, demonstrarmos aquilo que nos torna cristãos: o amor ("Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" João 13:35).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus