A necessidade de preparo



Faz algumas semanas que assisti ao filme Pantera Negra. Desde então, uma mensagem ficou muito forte em minha mente: a necessidade de estar preparado. Para quem não viu o filme, adianto que vou ter de soltar alguns spoilers sobre a trama, então é melhor continuar a leitura apenas após ver o filme.

Pois bem, no filme, o jovem T'Challa se torna o herdeiro do trono do reino de Wakanda após seu pai ter sido assassinado em um atentado terrorista em Nova Iorque. Como parte do processo de sucessão, as diversas tribos que compõem o reino podem desafiar o herdeiro do trono e, assim, ascender ao trono. O desafio consiste em uma luta corpo a corpo onde só existem duas possibilidades de conclusão: desistência ou morte. Caso algum dos combatentes desista da luta, a luta se encerra e o adversário é declarado vencedor; caso um dos combatentes mate o outro, o sobrevivente é declarado vencedor. Ao vencer, o combatente se torna rei de Wakanda.

Na trama do filme, assim que T'Challa participa da cerimônia de coroamento, uma das tribos desafia o postulante a rei. No desafio, após uma luta difícil, T'Challa vence e, a princípio, conquista definitivamente o direito ao trono. Após pouco tempo do início do reinado e uma série de eventos, descobre-se que um alguém da família real estava vivo e tinha o direito de também desafiar o herdeiro pelo trono de Wakanda. Para que se cumprisse a lei de sucessão, uma nova luta foi travada para decidir quem se tornaria o rei, mas no novo embate T'Challa acabou sendo arremessado para o precipício e foi dado como morto, tornando o desafiante o novo rei de Wakanda...

Fica muito claro, desde que o novo desafiante aparece, que ele vem se preparando há tempos para a batalha e a oportunidade de herdar o trono. A personagem que é inimiga do Pantera Negra (T'Challa), deixa claro desde o início que se preparou a vida inteira para aquele momento. De fato, quando a luta ocorre, é possível ver que T'Challa não estava preparado para seu adversário, que não só lutou muito bem, como manteve a frieza emocional o suficiente para vencer o confronto. Apenas no segundo embate entre os dois (sim, T'Challa não morreu ao cair do penhasco, mas caiu no rio e foi levado pelas águas), é que o Pantera Negra conseguiu se preparar melhor e enfrentar o usurpador do trono.

Na caminhada cristã acontece o mesmo, o tempo todo... Ao crermos em Jesus e aceitarmos sua salvação em nossas vidas, recebemos a herança espiritual dEle e somos feitos filhos de Deus (Rm 8:17; Jo 1:12). Isso, muitas vezes, nos deixa muito relaxados e tranquilos em relação à nossa vida espiritual, mas a Bíblia nos alerta que temos um adversário e que ele busca uma oportunidade para nos destruir (1 Pe. 5:8). Por isso que Jesus nos orientou a "orar e vigiar" (Mt. 26:41) o tempo todo. Devemos sempre estar preparados para os possíveis (e prováveis) ataques que vamos receber de nosso inimigo. O diabo não sossega enquanto não encontra uma forma de nos afastar de Deus e, com isso, nos fazer perder nossa herança de filhos.

As circunstâncias na vida, tentam nos fazer ignorar a realidade espiritual que nos cerca e, com isso, nos deixar longe do propósito de Deus. Desse modo, somos feitos presas fáceis para o inimigo e terminamos por perder nosso lugar de direito: reinar com Cristo nas regiões celestiais. Mas, do mesmo modo que T'Challa, mesmo se por algum motivo tivermos caído na cilada do inimigo, sempre temos uma nova chance de vencer, pois a luta só terminar quando alguém desistir ou morrer! Sabemos que em Cristo somos mais que vencedores e, se vigiarmos (estamos atentos às situações que podem nos levar a pecar ou a nos distanciar de Deus) e orarmos (estivermos em plena sintonia e comunicação com nosso Deus e fonte de poder), nada poderá nos pegar desprevenidos.

Jesus nos garantiu que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos, e essa promessa não é de apenas estar junto da gente, mas de nos ajudar sempre que precisarmos. Por isso, precisamos nos manter focados e preparados para enfrentar as adversidades da vida e as armadilhas que nosso adversário tenta nos preparar, sabendo que contamos sempre com o auxílio dEle, que já venceu o mundo. Vigiando (estando atentos) e orando (ligados a Cristo) nunca seremos surpreendidos e nunca perderemos nosso lugar de direito: a de filhos do Rei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus