Herói ou vilão?



(Cuidado! Contém spoilers!)

Vingadores: Guerra Infinita é um filme que cria uma discussão interessante para nós sobre o que é o mal e como identificá-lo. O grande vilão e protagonista do filme é Thanos, o titã louco que deseja dizimar metade da população universal para que ninguém morra de fome (?). Sabemos que ele é o vilão porque conhecemos os outros filmes dos Vingadores e sabemos que eles são os mocinhos. Mas como saberíamos se esse filme fosse o primeiro lançado?

Para muitos poderia ser meio óbvio, mas imagine comigo por um instante as coisas de um modo diferente: digamos que você não conhece nenhum dos super-heróis do filme, nem tem qualquer informação sobre os vilões; digamos também que as caras de "mau" e de "bom" não estão muito óbvias no filme e que os vilões são tão engraçados e cordiais quanto os heróis. Como você iria distinguir quem é quem?

Esse tipo de coisa acontece o tempo todo conosco no dia a dia. Às vezes, achamos que alguém quer nosso bem (porque fala educadamente e sorri com frequência) e nos passa uma rasteira, outras vezes achamos que alguém é ruim (muitas vezes só porque tem a cara fechada ou é meio rude) e aquela pessoa nos ajuda. Como distinguir essas coisas?

A Bíblia nos ensina que existe um modo de conhecer alguém, que não é baseado na aparência das coisas: pelos frutos. Jesus disse que "Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos" (Lucas 6:43-44).

Thanos é um bom exemplo disso. Ele sempre tem um discurso tranquilo, seguro de si e conciliador, mas suas intenções são más. Como sabemos? Porque ele dizima sem piedade e misericórdia povos e planetas inteiros a seu bel prazer, pelo capricho de achar que está "salvando" o universo da extinção. Os frutos que Thanos mostra são os de morte e destruição, mesmo com belas palavras e um discurso equilibrado.

Já do lado dos heróis, se formos ver o discurso e a prática deles separados, podemos até pensar que são os vilões. Homem de Ferro é arrogante e egocêntrico, Hulk é grosso e rude (além de agressivo), Capitão América é muito inseguro, Thor é presunçoso e individualista, Homem-aranha é imaturo, Visão é insensível, Gamorra é ressentida e vingativa, Viúva Negra é muito independente... e por aí vai.

Cada um deles possui seus defeitos e muitas vezes falam besteira ou tem um discurso que não parece condizer com a prática, mas no fundo são heróis e defendem os valores e princípios que são caros a todos eles: liberdade, justiça, respeito e igualdade. Mesmo quando brigam entre si (caso do Capitão América e do Homem de Ferro), ainda continuam se unindo contra as ameaças que surgem.

Por isso, precisamos ver a prática de cada um e analisar de fato quem é nosso "amigo" ou "inimigo". Muitos que falam de forma rude conosco não querem nosso mal. Muitos que falam de forma serena não querem nosso bem. É pelo fruto que vamos conhecer quem é quem. Tem gente que fala absurdos, mas não faz mal a uma mosca. Tem gente que fala galanteios, mas se puder arranca nossa alma. A Bíblia nos diz que o diabo "se transfigura em anjo de luz" (2 Co. 11:14) e isso para nos ensinar que muitos que vem com discursos adequados possuem uma prática reprovável e má e precisamos conhecer cada um pelo fruto que apresenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus