O poder da vontade

http://cdn.sheknows.com/articles/2011/08/green-lantern-2-ryan-reynolds.jpg


Assisti, ontem, ao filme Lanterna Verde (2011). Minha namorada, que assistia comigo ao filme, logo me disse: "Por que você não posta um texto no Blog sobre isso?". Conversamos sobre alguns aspectos da história do filme e decidi postar. Então, aqui vai.

Não conhecia direito a história do Lanterna Verde, nem de uma de suas versões: Hal Jordan. Soube, por amigos, algumas coisas sobre esse super-herói e como ele já teve sua história recontada inúmeras vezes nos quadrinhos.

O que mais me chamou a atenção no filme foi a origem dos super-poderes do Lanterna Verde: a vontade. Na história, seres chamados Guardiões criaram uma forma de utilizar a energia da vontade, que emana de todos os seres vivos do universo, para usar como arma contra a injustiça. A vontade seria a força mais poderosa do universo, capaz de destruir qualquer ameaça. Esses Guardiões dividiram o universo em setores e, para cada setor, a Vontade escolheu representantes, que passaram a formar o grupo de Lanternas Verdes (Green Lantern Corp).

No filme, a maior ameaça já enfrentada por esses heróis da justiça chama-se Parallax. Esta criatura é um inimigo que se utiliza de outra força poderosa do universo: o medo, que seria uma das poucas forças capazes de deter a Vontade.

Pensando no Evangelho e na vida cristã, logo a verdade desta constatação se apresentou a mim e percebi que, de fato, o medo inibe bastante nossa vontade. Quando temos medo nem conseguimos concretizar nossa vontade nem a vontade de Deus para nós.

Priscila lembrou-me da passagem de Romanos 8:14-15, que diz:

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

É pelo Espírito de Deus que podemos superar o medo e viver a vontade de Deus, como verdadeiros filhos dEle. Pelo Espírito de Deus, podemos superar nossas fraquezas e entender que é Deus quem nos aperfeiçoa, se o permitirmos. A culpa, gerada pelo medo de ser castigado, também nos atrapalha e impede que nossa vontade de acertar seja mais poderosa do que a lembrança de nossas falhas.

Meu convite, através do filme Lanterna Verde, é que não enfraqueçamos nossa vontade de seguir a Deus, de fazer viver o evangelho e o amor de Cristo, mas que deixemos de lado todo medo, que nos atrapalha, e sigamos no Caminho confiantes na Graça de Deus que nos perdoa, nos limpa, nos preenche e transforma para brilharmos na Luz de Cristo e glorificarmos a Deus, nosso Pai.

Comentários

  1. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 1 João 4:18

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Gilton! É isto mesmo! Valeu, Grande!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus