EM QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO?




Pessoal, eu não sou capaz de conhecer os pensamentos de ninguém, a não ser os meus próprios. E sabe de uma coisa, eles nem sempre são bonitos, alegres e edificantes. Pois é, muitas vezes me deixo contaminar pelos pensamentos destrutivos da inveja, da raiva, do orgulho, da mentira, cito estes, dentre outros, que talvez passem de vez em quando pelas mentes de vocês também. Contudo, o mal verdadeiro está além de pensarmos nessas coisas, está em alimentarmos estes pensamentos e, assim, deixar que eles controlem também nossas palavras e ações.

Hoje, mais cedo, assisti a uma matéria, apresentada no telejornal Record News, sobre a diferença entre mania e TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Enquanto a mania é algo comum, que quase todos têm, como pequenos hábitos ou gostos cultivados no dia a dia. O TOC, por outro lado, é considerado uma doença psicológica, que o ser humano pode desenvolver em qualquer fase da vida. Nesse caso, ele leva ao extremo a mania, fazendo com que certo hábito ou gosto se transforme no centro da sua vida, porque se instaura em sua mente e fica a repassar a mesma mensagem como uma vitrola quebrada. Alguns têm isso com números, sujeira e simetria dos objetos, por exemplo. Mas, o pior de tudo é a ansiedade que isto causa, incitando a pessoa a viver em estado permanente de tensão, a qual não se alivia enquanto não for executado o pensamento fixo.

Comecei a refletir, então, o quão perigoso é alimentar os pensamentos ruins que desejam se alojar em minha mente. Podemos causar danos não só físicos mas também espirituais sérios com essa conduta. Não precisamos disso para nós, pois nosso Deus é o Deus de toda maravilha, grandeza e poder! NEle só há beleza, amor e alegria! Se for isto o centro de nossos pensamentos, o nosso Deus e as coisas que a Ele pertencem, cultivaremos apenas boas manias: louvor, adoração, estado de paz!

Conquanto não seja fácil pensar todo o tempo nas coisas do alto, precisamos nos exercitar na escolha que fazemos daquilo que iremos ver, ouvir e conversar a cada momento do dia, procurando, sempre, através dessas escolhas e dos nossos sentidos, estar trazendo à mente apenas “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Filipenses 4:8). Dessa forma, “a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos (nossos) corações e os vossos (nossos) sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7). Somente em Deus encontraremos a fonte de todo o bem e de tudo o que vale a pena encher nossa vida!

Nesse exercício diário, pessoal, seremos derrubados algumas vezes, permitindo a entrada de pensamentos nocivos, porque somos falhos e as tentações são muitas. Entretanto, do mesmo modo que Atenas está sempre pronta para ressuscitar seus cavaleiros – no jogo Cavaleiros do Zodíaco, play 2 -, Deus está sempre pronto a nos conceder pensamentos maravilhosos. Mas para que os cavaleiros de Atenas sejam ressuscitados, o jogador precisa esfregar os polegares em todas as teclas do controle com bastante insistência; assim, para conseguirmos alcançar esses pensamentos maravilhosos de Deus, precisamos nos voltar para Ele com insistência, buscar mesmo com afinco a concentração em algo bom, em algo edificante e proveniente do Senhor. Somente fixando as nossas mentes em Deus, Sua Palavra e suas Obras, é que teremos pensamentos saudáveis e manias felizes!

Comentários

  1. Priscila,

    Como é bom poder ler um texto que nos incita a pensar nas coisas do alto quando estamos tão atribulados com as coisas cá de baixo! Sem dúvidas, manter a mente firme em Cristo e nas coisas boas, puras e honestas não é fácil. O tempo inteiro somos bombardeados e cercados pelo mal. Daí a importância de textos como esses e de que nós nos ajudemos mutuamente a nos conservar com a esperança que crer na ação de Deus em nós.

    Quantas vezes, jogando Saint Seiya - The sanctuary, não pedi ajuda a meu irmão para apertar os botões junto comigo e assim conseguirmos ressucitar nosso personagem? Pois é, com a ajuda do outro fica mais fácil seguir a caminhada e manter a mente livre do mal.

    Por isso, sempre agradeço a Deus por sua vida e por cada um da Fraternidade Lambda que sempre me mantém com o pensamento no que realmento importa: em Cristo e em sua graciosa bondade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus