A identidade de um verdadeiro super-herói


Você já prestou atenção nas histórias de super-herói? Percebeu que até eles se descobrirem, descobrirem seus poderes e habilidades, eles se sentem os mais fracos e os menos aceitos no meio em que estão inseridos? Pois é, enquanto não nos conhecemos de verdade, enquanto não enxergamos nossa real identidade, achamos que somos pessoas pequenas e sem forças para alcançar as vitórias.

Mas não, eu não quero falar do Super-Homem, que fora interiorano e simples Clark Kent; nem do Homem-Aranha, que passou pela fase do desajeitado Peter Park, por exemplo. Eu quero pensar sobre a vida de Gideão! Este grande herói, que livrou o povo de Israel do forte e numeroso exército dos midianitas com apenas trezentos soldados. Porém, antes de operar este grande feito, quando o Senhor foi falar com ele, ele respondeu ao chamado do Senhor, dizendo: “Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.” (Juízes 6:15)

Até esse momento, Gideão ainda não tinha se dado conta de quem ele realmente era. Ele não era um coitadinho, mas sim um servo do Senhor! Um homem de Deus! É interessante pensar sobre isso, porque muitas vezes esquecemos quem realmente somos. E isso acontece frequentemente porque as nossas ações nos contradizem mesmo. Veja bem, Deus se nomeia EU SOU. Jesus afirma ser DEUS. E quando Jesus é preso, julgado e crucificado, Ele não o é por causa de suas ações, afinal nada fez de mal ou que lhe fosse imputado como erro. Mas, como bem evidencia Josh McDowell, em seu livro Mais que um carpinteiro, Jesus foi julgado e morto por quem Ele é, por ser DEUS! Então, Jesus não é Deus porque faz tudo certinho; o contrário é que é verdadeiro: Jesus é Deus, por isso não pode agir de outra forma senão retamente.

Do mesmo modo acontece com Gideão. Ele não se tornou homem de Deus porque venceu os midianitas, mas por Ele ser de Deus, ele conseguiu esta vitória. Isso porque ele não estava sozinho, “E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.” (Juízes 6:16). O Senhor estava com Ele, guiando e firmando seus passos, suas ações e decisões. Gideão procurou ao Senhor, pedindo confirmação e obedeceu a cada ordem dEle desde que entendeu quem ele realmente era – o menor na casa de seu pai, membro da família mais pobre em Israel e SERVO DE DEUS!

E assim como Gideão, nós devemos compreender que somos filhos e servos de Deus, portanto, agir corretamente não é a causa de nossa filiação divina, mas consequência dela. Andamos na luz, porque estamos na luz, porque somos luz! Quando nos sentirmos pequenos, deslocados, rejeitados nos grupos e nas rodas do mundo, fiquemos felizes em saber que somos realmente diferentes e que não podemos nos encaixar nesses lugares. Permaneçamos firmes em nosso comportamento, porque não nos desprezam ou recriminam porque falamos a verdade, porque não somos trapaceiros, porque não nos embebedamos, nem adulteramos... ou porque prosperamos em nossos negócios, porque nos destacamos em diversas áreas das nossas vidas... eles se incomodam conosco e nos julgam por quem nós somos: FILHOS E SERVOS DE DEUS!
 
E é por isso que somos vitoriosos, verdadeiros super-heróis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus