O PERFUME DE CRISTO


   
     Na Paris do século XVIII, Jean-Baptiste Grenouille nasce entre tripas de peixe e lama atrás de uma banca, onde sua mãe era feirante e vendia peixes. O menino, incrivelmente nasceu sem cheiro, e passava despercebido entre os outros meninos do orfanato - porque sua mãe fora assassinada por infanticídios algumas semanas depois de seu nascimento. Por outro lado, Grenouille possuía um olfato privilegiadamente aguçado, o que o levou a uma intensa busca pelo odor perfeito. Este odor seria transformado no perfume perfeito. Tendo trabalhado como aprendiz de curtidor de peles e também como aprendiz de perfumista desenvolveu a habilidade necessária para cumprir o seu intento. O mais impressionante desta história é que o que parecia um dom – o olfato aguçado a ponto de sentir o odor distinto da pele das pessoas – se transformou numa maldição, pois ao invés de usá-lo de maneira sábia e saudável, o rapaz passou a ser um assassino de mulheres (26 no total); uma vez que ele as matava para conseguir extrair delas o seu cheiro natural. Ele combinou todos esses cheiros na fabricação de um único perfume, que foi novamente a sua ruína. Porque a fragrância perfeita causava efeitos delirantes e nocivos aos que o cheiravam. Por isso, ao derramar todo o vidrinho do perfume em si, foi devorado por um grupo de pessoas no Cemitério dos Inocentes.
O perfume (1985) é um romance alemão, do escritor Patrick Süskind. O romance virou filme em 2006, trazendo uma versão em imagens do que nem as palavras nem a visão podem descrever fielmente, senão o próprio olfato. Falo sobre essa história para refletir sobre um aroma muito mais profundo – o aroma de Cristo! As Sagradas Escrituras nos dizem através do apóstolo Paulo em sua segunda carta aos Coríntios:
“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.” (2 Coríntios 2:14-17)
Nós somos “o bom perfume de Cristo” e devemos exalar a todos e em todo lugar “a fragrância do seu conhecimento”! E isso além de ser maravilhoso é também muito sério, porque determina a nossa essência, o nosso modo de vida e a nossa eternidade.
Pensemos bem, Jean-Baptiste Grenouille nasceu sem cheiro, com a maturidade teve a chance de adquirir um bom perfume, mas escolheu “cheiro de morte para a morte”. Àqueles, porém, que aceitam Jesus como único Senhor e Salvador de suas vidas recebem o perfume precioso da salvação e da vida eterna com Jesus! Recebe o “Espírito do Deus vivo” (2 Co. 3:3) para viver e pregar o Evangelho a toda a criatura (Mc 16:15) a fim de espalhar o aroma suave do Senhor! Estes escolheram o “cheiro de vida para a vida”!
Certamente o aroma de Jesus é perfeito, mas infelizmente não agrada a todos, porque muitos o rejeitam, preferindo viver na prática do pecado, endurecendo os seus corações para a compreensão da Palavra e perseguindo com mentiras e falsidades aqueles que emanam o aroma verdadeiro de Cristo! Por isso, precisamos atender à exortação:
“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.” (1 Pedro 3:15,16)
Para que tudo em nós seja cheiroso e transpire a “graça e o conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (2 Pedro 3:18). E é importante que sejamos cada dia mais esforçados em nos manter com o cheiro de Jesus, porque há muitos como Jean-Baptiste Grenouille que investem contra os servos de Jesus, para tirar o seu cheiro, arrancar a sua pele e assassiná-los, a fim de tentar calar o Evangelho e impedir que Ele se espalhe por toda a Terra. Esses homens fedorentos disfarçam seu mau odor em palavras enganosas, em discursos sedutores que iludem o povo; são líderes religiosos, políticos, e malfeitores de todo tipo que se levantam com aparência de falsa piedade e até falam o nome de Jesus, mas de maneira nenhuma são de Cristo, porque negam que Jesus é o Filho de Deus que se fez carne para morrer por nós, antes colocando acima de Jesus ídolos e doutrinas de homens que distorcem a Palavra, escarnecendo o Evangelho. Mas o próprio Cristo nos avisou para termos cuidado e não nos deixarmos enganar “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.” (2 João 1:7).
Por isso, devemos vigiar, orar, e andar no Espírito (Rm 8:4, 16) para que “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Eclesiastes 9:8). De maneira tal que sejamos homens e mulheres da parte de Deus, dando testemunho dele a ponto de sermos reconhecidos em casa e no estrangeiro, como o foi Elizeu pela sunamita: “E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” (2 Reis 4:9).
Porquanto os dias são maus cuidemos para não cair nas armadilhas daqueles que falam com sinceridade mas não com verdade. Sabendo que “Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.” (Eclesiastes 10:1). A estultícia destrói o homem e faz com que ele seja devorado pelo chorume embutido em vidrinhos de perfumes, aparentemente inofensivos, mas com o cheiro de morte pronto para consumi-lo. 
Mais uma vez repito “Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.” (2 Coríntios 2:17). Sejamos o verdadeiro aroma de Cristo nesta geração!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus