Preparado para jogar?





Assisti recentemente ao filme Jogador nº1. Nele é exibida uma distopia em que a humanidade, no ano de 2045, passa mais tempo em um jogo virtual, denominado "Oasis", do que na "vida real". Nesse jogo, as pessoas podem ser e fazer o que quiserem, desde construir mundos, se enfrentar em combates de vários tipos, até pilotar carros e aeronaves. No entanto, o grande desafio do jogo é decifrar e vencer as 3 provas construídas pelo criador do jogo antes dele morrer que garantiriam ao vencedor a propriedade do jogo e da fortuna do excêntrico milionário dos games chamado James Halliday.

Wade Watts, grande fã do jogo e de James Halliday, decide que buscará um meio de vencer os desafios e "zerar" o "Oasis". As chaves para vencer as provas estão em conhecer a vida do criador do jogo e a cultura pop dos anos 80 ao fim dos anos 90. Junto com seus amigos Aech, Art3mis, Daito e Sho, Wade Watts, cujo avatar no jogo é Parzival, vai decifrando e vencendo cada um dos desafios, enquanto enfrenta uma grande corporação (IOI), através de seus inúmeros funcionários, que também deseja vencer os desafios e encontrar o tesouro (easter egg) do criador e tomar controle do "Oasis".

Duas coisas me chamaram muita atenção quando vi o filme. A primeira é que, no filme, o jogo é tão real quanto a realidade. Na verdade, o jogo é como uma segunda realidade que possui grande (ou até maior) influência que o mundo real. Sabemos que isso não é tão estranho quanto parece, pois também estamos inseridos em algo similar. Somos parte do mundo material, mas também somos seres espirituais que vivem na realidade espiritual. O ser humano não é apenas um corpo, mas possui uma alma e um espírito e essa compreensão é essencial para que vivamos de forma plena e para que saibamos de fato o que é a realidade.

O mundo espiritual tem grande influência no mundo material, embora não o vejamos ou o percebamos com nossos sentidos. Assim como o mundo virtual, que está em nosso smartphone, notebook, tablet ou TV, o mundo espiritual faz parte de nosso dia a dia e exerce influência em nós. Do mesmo jeito que sem estar conectado a esses recursos tecnológicos a vida em sociedade é muito limitada, não conhecer a realidade do mundo espiritual vai limitar suas possibilidades de ser uma pessoa plena.

A segunda coisa que me chamou atenção no filme foi que a grande diferença para vencer os desafios do jogo era conhecer profundamente a vida do criador. Assim como na história do filme, existe um criador que fez o mundo espiritual em que vivemos. "No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gn. 1:1). Quando a Bíblia se refere aos "céus" ela não está falando da atmosfera e do espaço sideral apenas, mas está falando do mundo espiritual também, pois na Bíblia fica claro que Deus está nos céus (Mt. 18:10) e que ele é espírito (Jo. 4:24). Assim, fica claro que os céus é o mundo espiritual. E esse mundo espiritual foi criado por Deus e o homem faz parte dele pois possui um espírito que nele habita e que voltará para Deus após a morte (Ec. 12:7).

Do mesmo modo que no filme existe um prêmio para aqueles que conhecem bem o criador do jogo, a Bíblia nos ensina que existe um grande prêmio para aqueles que buscarem a Deus (Hb. 11:6; Sl. 34:10). Desse modo, conhecer sobre nosso Criador (que fez tanto o mundo material quanto o mundo espiritual) fará uma grande diferença para que vençamos os desafios do jogo e da vida (mundo espiritual e material) e consigamos conquistar o prêmio final. Devemos conhecer cada vez mais e melhor a Deus para entender tudo aquilo que Ele criou. Conhecendo a Deus conheceremos a realidade a nossa volta, aquilo que é certo e errado e aquilo para o que fomos criados (Ef. 2:10). E esse conhecimento foi tornado palpável e amplo através do avatar do Criador: Jesus. Jesus é o próprio Deus que se fez carne (avatar) e habitou entre nós para nos fazer conhecer quem era o Criador e o que Ele esperava da gente.

Quando temos o entendimento que existe uma realidade espiritual que nos cerca e influencia e que precisamos conhecer o Criador dessa realidade, vamos conseguir vencer os desafios que aparecem e conseguiremos chegar ao prêmio final. Pois o grande desejo do Criador é que todos o conheçam e compreendam tudo que Ele fez (1 Tm. 2:4). Assim como no filme, o Criador tem grande expectativa que todos "zerem" o jogo e vençam todos os desafios, mas para isso precisamos ficar focados nEle e compreendê-lo, só dessa forma é que vamos entender sua criação e nosso papel nela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus