Entrando pelo cano!




“Entrar pelo cano”. A expressão é antiga e comumente significa não ter bons resultados numa determinada situação, se dar mal, situação desastrosa e suja (porque se refere ao cano de esgoto). Além disso, não é somente entrar pelo cano que é difícil e desagradável, mas também sair dele – o que talvez seja até pior.

Mas há algum tempo venho pensando em um outro significado para esta expressão, um significado positivo, oposto ao comum. E claro, fui buscar esse novo significado em outro mundo, num mundo onde isto pareceu possível – não, não foi no mundo das ideias -, foi no Super Mario World! Este jogo de videogame também antigo, além de garantir muita diversão, sempre, me fez refletir sobre essa atitude subsequente do Mario de entrar em diversos canos para conseguir pontos e vidas extras. Sim, ao entrar pelo cano, ele não depara com uma situação terrível (como enfrentar o desafio, por exemplo), mas se encontra em situação de bônus – um lugar especialmente separado de tudo para que ele faça pontos e ganhe vidas. Isso não quer dizer, contudo, que ele ganha essas coisas totalmente de graça. Há algumas regras e formas de conseguir esses objetivos positivos no cano. Às vezes ele tem que pular e acertar alguns tijolinhos com a cabeça, outras, é preciso acertar um jogo da velha, ou ainda correr contra o tempo atravessando pontes entre nuvens. Entretanto esses obstáculos são encarados com alegria e disposição, porque ele sabe (o jogador que controla ele sabe kkkkkk) que tais obstáculos não são para derrubá-lo e fazê-lo perder nada – ele pode deixar de ganhar, mas não perderá nada! E por fim, ele consegue ver o que vai ganhar, visualiza os prêmios e isso dá mais encorajamento.

Diante disso, veja como fica bem mais legal ler as seguintes palavras de Tiago:

“Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.” (Tiago 1: 2-4)

Muito mais legal, porque ao invés de pensarmos: Chiii, entrei pelo cano! Estou em meio a provações muito difíceis e perseverar é algo quase impossível diante do que estou passando... Podemos pensar, pelo contrário: Eba, entrei pelo cano! Provações estou passando, mas não para me derrubarem e sim para me fortalecerem na fé e me tornarem ainda mais perseverante e ativo na vida cristã! Estou em fase de ganhar bônus!

A verdade é que nada é fácil, apesar de parecer tudo tão simples depois que passa. No momento da dificuldade só conseguimos enxergar um cano velho, sujo e fedorento que está prestes a desembocar num córrego imundo. Mas assim como no mundo de Mario Bros, a palavra do Senhor nos mostra que este cano é um purificador, que vai nos limpar e nos levar a uma saída plena e feliz, onde avistaremos uma paisagem aberta e fresca, com aroma suave e muita luz do sol!

Portanto, Marios e Luigis de plantão, não nos deixemos levar pelas expressões deste mundo, mas observemos as verdades das expressões celestiais! 

Comentários

  1. Muito bom texto, Priscila!

    É verdade, quando estamos em meio as dificuldades de provações fica difícil enxergar o "bônus" em tudo isso. Também é difícil dizer "Eba! Entrei pelo cano!". Na verdade, no momento que passo por dificuldades, só consigo pensar: "Droga, que saco! Outra dificuldade?!".

    Quero mudar minha atitude ante às dificuldades e às provações. Quero passar por tudo com alegria, sabendo que serei vencedor (não por meus méritos, mas porque Cristo é quem nos aperfeiçoa e nos fortalece).

    O exemplo do Mario é perfeito para pensar isso! De fato, sempre que entra pelo cano ele consegue boas coisas. Na verdade, sempre que estamos jogando Mario ficamos tentando "entrar pelo cano", clicando "para baixo" ou pulando de cabeça nos canos.

    Ótima reflexão! Espero mudar minha atitude e pensar nas provações com maior alegria! Obrigado pelo texto encorajador!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus