Redescobrindo seu propósito



Sim! Estamos de volta! Após um longo período de hibernação... digo, de ausência, voltamos a todo vapor! Igualzinho à sequência tão aguardada e merecida de Os incríveis, da Disney. Foram 14 anos de espera para o segundo filme que logo estará nas telas. Ainda bem que nosso blog não passou tantos anos assim para ter um novo texto! (hehehehehe).

Pois bem, gostaria de fazer uma reflexão com vocês tendo como base essa animação. Primeiro, porque é uma de minhas animações favoritas, depois porque tem muita coisa bacana que serve para pensarmos sobre a vida cristã.

Vamos retomar um pouco a história: em um mundo paralelo e similar ao nosso, os heróis e super-poderes existem de verdade e eram bem comuns até certo momento. Devido a uma série de problemas causados pelas brigas entre heróis e vilões, o governo decide tornar ilegal a atividade de super-herói. Assim, todos os heróis são aposentados e tem de buscar outro ramo de atividade.

O Sr. Incrível, protagonista da animação, era um dos maiores heróis de sua época e, após a proibição das atividades heroicas, teve de mudar de trabalho, tornando-se um funcionário de uma empresa de seguro. Ele casou-se com a Mulher-Elástico e teve até filhos, mas a rotina do trabalho longe de suas verdadeiras habilidades (dia após dia apenas preenchendo formulários atrás de uma mesa e concedendo ou cancelando benefícios de seguro aos clientes da empresa), estava deprimindo e tornando sua vida miserável. Um dia, ele se estressa e acaba sendo demitido do trabalho.

É quando surge uma oportunidade, muito suspeita, de retomar suas ações de herói e ele termina descobrindo uma trama muito mais complexa que o leva de volta a vida de super-herói e faz com que sua família também tenha de se envolver e lutar contra um super-vilão...

Pois bem, do mesmo modo que o Sr. Incrível, cada um de nós tem um "superpoder", uma habilidade especial que nos torna únicos. Alguns tem o dom de ensinar, outros de liderar e pensar em estratégias, outros de servir, umas pessoas cozinham como ninguém, tem aquelas que sabem traduzir em palavras coisas complexas, outros podem dançar ou exercer uma profissão de forma admirável... enfim, cada um de nós tem algo que sabe fazer bem e que, quando fazemos, traz benefícios para nós e para aqueles a nossa volta: é isso que chamo de "superpoder".

Você pode até pensar que não possui nenhum "superpoder", nada extraordinário. Pode não parecer lá grande coisa, nada muito especial, mas acredite em mim, cada um de nós possui uma habilidade única. Nunca reparou que existem aquelas pessoas que conseguem nos fazer sentir melhor só por causa de um cumprimento? Ou aqueles funcionários que passam uma sensação de que todos nossos problemas serão resolvidos? Ou aqueles professores que nos fazem entender aquele assunto que parecia um enigma? Esses são alguns exemplos de habilidades que alguém pode possuir e sequer notar. A questão é que cada um de nós tem um poder que pode tornar a vida alheia muito melhor. E não é isso que super-heróis fazem?

Quero estimular você a descobrir aquilo que você pode fazer, que faz bem, e que pode vir a contribuir para a vida das outras pessoas ao mesmo tempo que te dará uma sensação de plenitude e satisfação como mais nada fará. Quando fazemos algo aos outros cumprimos com o nosso propósito de vida. Quando tornamos o dia de outras pessoas melhor, fazemos aquilo que fomos feitos para fazer.

Nós temos na Palavra de Deus, o exemplo perfeito de como devemos ser e agir "e se refere a Jesus de Nazaré, de como Deus o ungiu com o Espírito Santo e poder, e como ele caminhou por toda a parte realizando o bem e salvando todos os oprimidos pelo Diabo, porquanto Deus era com Ele" (Atos 10:38). Da mesma forma, Deus ungiu cada cristão, cada um daqueles que receberam a Jesus em sua vida (e com isso o Espírito Santo), para realizarem todo o bem enquanto estamos neste mundo. Pois a Palavra também afirma que "Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo. Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje" (Efésios 2:8-10).

Deste modo, fomos salvos pela fé em Jesus para que praticássemos boas obras, e boas obras são ações que favorecem as outras pessoas. Quando cumprimos esse propósito estamos fazendo a vontade de Deus e consequentemente realizando aquilo que fomos criados para fazer. A Bíblia nos deixa claro que existem vários ministérios e formas de agir e que a cada um foi dado um dom pelo Espírito Santo para servir à igreja de Jesus. Tudo para que possamos ajudar uns aos outros a crescerem no conhecimento e na graça de Jesus.

Assim, quando não estamos colocando em prática o poder que recebemos vamos nos sentir como o Sr. Incrível: desmotivados, depressivos, tristes, frustrados... Não podemos deixar de colocar em ação o poder que recebemos, nem podemos usá-lo da forma errada. Cada habilidade que recebemos é para que seja útil à igreja de Jesus e para benefício das pessoas a nossa volta. Caso esteja se sentindo assim, tente colocar em prática aquilo que você sabe (e pode) fazer para abençoar outras pessoas. Servir aos outros é o que todo super-herói faz de melhor e é o que dá sentido à nossa existência aqui. Foi o que Jesus nos deixou como legado e exemplo a ser seguido.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus