Senpai!


O termo japonês "senpai" (que em tradução livre seria algo como "veterano" - para fazer contraponto com nosso termo "calouro") é usado com frequência em animes e mangás. Personagens mais novos ou iniciantes em algo (os do primeiro ano na escola, ou os iniciantes em algum esporte ou arte marcial) sempre se referem aos mais experientes como "senpais". Os "veteranos" são apresentados como aqueles que são mais próximos e acessíveis que os "senseis" (por serem professores ou mestres e nem sempre poderem ter tanta aproximação com os "alunos" ou "discípulos") e, ao mesmo tempo, podem ensinar lições e ajudar em obstáculos que já superaram. De forma geral, a cultura oriental tem uma tendência muito maior ao respeito e consideração aos mais velhos, ou mais experientes, do que no ocidente. Isso é algo que sempre admirei e que busquei por em prática na minha vida.

Em quadrinhos e animações japonesas, os personagens mais novos frequentemente aprendem segredos e dicas essenciais para superar dificuldades através dos "senpais", pois estes possuem uma ligação mais afetiva que os "senseis". Aqueles que já trilharam a mesma jornada que os "calouros" estão trilhando sempre os ajudam e incentivam a vencer os obstáculos e a superar seus próprios limites. Quando a personagem precisa superar um oponente muito poderoso ou vencer algum problema mais complexo, lá está o "senpai" orientando ou sendo lembrado por suas palavras ou ações e logo surge a solução para vencer o desafio. A ideia passada é que o "senpai" por sua experiência e prática, tem muito a ensinar e contribui para que os novatos saibam que é possível superar as dificuldades do caminho e chegar ao nível esperado.

Mas afinal, quantos têm paciência na hora de ouvir os mais velhos? Ou de aprender com a experiência daqueles que já passaram por problemas antes de nós? Ou simplesmente de apenas dar atenção a um conselho? Pois é, poucas vezes fazemos isso, e como seríamos muito mais felizes se fizéssemos isso com frequência. Vivemos em um tempo e cultura em que os mais "novos" desprezam conselhos e querem decidir tudo sozinhos e sem orientação de ninguém. Querem trilhar o caminho por si mesmos e redescobrir rotas já traçadas há muito tempo. Não existe muito respeito pelos "senpais" ou mais velhos e esta geração parece querer reinventar a roda antes de perguntar aos experientes como foi que eles fizeram para que as coisas rolassem...

A Bíblia nos orienta a "nos por nos caminhos e perguntar pelas veredas antigas, perguntar qual é o bom caminho e andar por ele" (Jeremias 6:16). A palavra de Deus também nos diz para sempre dar ouvidos aos conselhos (Provérbios 11:14 e 24:6)  e a honrar os mais velhos (Levítico 19:32). Essas recomendações bíblicas são para nosso bem e para facilitar nossas vidas. Quando existem pessoas sábias, experientes e que se importam conosco nos dando conselhos, devemos dar ouvidos a eles, pois esses conselhos irão nos fazer bem. Os "senpais" sempre podem nos ensinar algo que vai facilitar nossa caminhada e poupar muito tempo e esforço desnecessário.

A Bíblia está cheia de exemplos e histórias que podem nos ajudar a evitar problemas e dificuldades. Cada personagem bíblico é como um "senpai" que pode inclusive nos ensinar o que não fazer. Mas o maior "senpai" na Bíblia é Jesus. Porque Ele, mesmo sendo Deus, se fez homem como nós e trilhou todo o caminho para nos ensinar como devemos andar (Filipenses 2:5-11). Jesus é nosso irmão mais velho (Romanos 8:29) e ainda assim, se ouvirmos o Pai e seguirmos seus conselhos, nos trata como amigos (João 15:15). Sabemos que podemos seguir tudo o que Jesus disse porque Ele já passou pelas mesmas dificuldades que nós e venceu todas as coisas (Hebreus 4:15).

Assim, podemos ter confiança que nossa vida não precisa ser tão complicada e difícil, pois Jesus já passou por mais dificuldades que nós e venceu tudo. Ele mesmo nos ensina e nos dá dicas preciosas em sua palavra de como vencer os desafios e dificuldades. Ele é o "sensei", mas se relaciona conosco como um "senpai", se colocando em nosso lugar, sendo afetuoso, carinhoso, se compadecendo de nós e sempre disposto a nos ajudar. Por isso, aproveite os ensinamentos dEle sempre e não deixe de ouvir os conselhos do "Maravilhoso Conselheiro", pois isso vai fazer seu caminho muito mais tranquilo e fácil de percorrer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus