Um lance de dados



Tem mais de 1 ano que venho jogando Star Wars X-Wing Miniatures Game (aproveito e recomendo muito esse jogo que é superdivertido e empolgante). Trata-se de um jogo de tabuleiro em que o jogador deve formar um esquadrão com naves de uma das três facções do universo Star Wars: "Império" (ou "Primeira Ordem"), "Rebelião" (ou "Resistência") e "Escória e Vilania". Cada facção possui diversas naves para que o jogador escolha pilotos, melhorias e armamentos. A ideia é simples: o jogador dispõe de 100 pontos para gastar com upgrades que incluem as naves e os pilotos, além das melhorias e de armamentos secundários. A pontuação pode ser gasta como quiser e da forma que bem entender. É claro que a grande sacada é casar bem as habilidades de cada piloto com as características da nave e as melhorias disponíveis; é assim que se monta um esquadrão competitivo.

O jogo se utiliza de réguas para movimentar as naves no tabuleiro e de dials onde cada jogador, antes da etapa de ativação (ou movimentação), deve selecionar e esconder do oponente o movimento que a sua nave irá fazer. Logo após se movimentarem, ocorre a conferência de arco de tiro para verificar se as naves podem se atacar. Caso afirmativo, a nave atacante dispõe de uma certa quantidade de dados vermelhos para rolar; e o defensor de uma certa quantidade de dados verdes (mas nunca confie em dados verdes!) para rolar e tentar defender o ataque. O grande lance é que existem upgrades que ajudam a melhorar os resultados dos dados dando opções como rerolar dados ou simplesmente mudar um resultado ruim para um mais favorável.

Muitas vezes, por depender de dados, o jogo pode ser um tanto "injusto": você montou um ótimo esquadrão, combinou bem os upgrades, movimentou bem suas naves no tabuleiro, teve uma boa estratégia de vitória... mas os dados não ajudaram! Mesmo rerolando os dados ou alterando resultados de dados, ou não saía dano suficiente ou o opoente conseguia desviar de todos os ataques com sequências incríveis de desvios naturais nos dados verdes! É extremamente frustrante, mas faz parte do jogo. Sempre que se depende da sorte, corre-se o risco de não se obter os resultados esperados. Por isso, é muito importante minimizar ao máximo o risco dos dados não saírem como queremos.

Na vida cristã, não é diferente. Não podemos depender de sorte ou do acaso. Precisamos garantir que os resultados sejam bons. Ao contrário do que muitos podem pensar, não se trata de fazer algo para obter o favor de Deus. Isso não é possível com o Deus da Bíblia. Não há nada que venhamos a fazer que possa "comprar" seus favores como ocorre em algumas religiões. Pois a Palavra de Deus nos ensina que: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Efésios 1:3-5). Deus já fez tudo para nos favorecer e nos comprou para Ele! Foi decisão dEle nos beneficiar antes mesmo de existirmos! É como se tivéssemos sempre dados favoráveis independente de qualquer jogada nossa!

Por isso que a Bíblia também deixa claro que "A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação" (Provérbios 16:33). Quando Deus determina algo, não há "sorte" que mude aquilo que Ele decidiu. E isso é muito bom, porque para todos aqueles que decidiram seguir a Cristo e fazer a vontade dEle, não existe acaso ou azar, mas existe sempre uma determinação de Deus em nos abençoar e nos fazer bem sucedidos em tudo. Em tudo? Sim, em tudo que está de acordo com o que agrada a Deus. Só não recebemos aquilo que pedimos quando pedimos mal, para gastar em nossos deleites (Tiago 4:3). Por isso que, se estamos fazendo o que é bom e andando de forma correta diante de Deus, não temos que temer a sorte ou o azar. Não importa o resultado dos dados, já somos mais que vencedores em Jesus. Confie nisso e viva na dependência de Deus e Ele mesmo cuidará dos seus problemas. Não importa o resultado dos dados: eles já são favoráveis a todo aquele que crê em Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus