A recompensa da perseverança

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOr7avR-eUgq2Lzs8x4oyhBAeJj4NBLeya_nS5cqPi3xKqP9qW_xWHfJY0QeOXDIj5Lhxm6u5tONNs-UztCrsmNOkV-2hPl4fu_-Qd-9rrwdkjWWM64j6xVMo9TvNbMMBt-c2h70JJM_Q/s1600/730649Rock+lee-Gai.jpg


Rock Lee sempre foi um dos meus personagens favoritos em Naruto. Infelizmente, agora, ele mal aparece... Enfim, depois do Shikamaru, é dele que mais gosto (nada de Naruto, Sasuke ou Kakashi! hehehehe! Ah! E nem Itachi, Elsinho! hauhauhauhua). O que eu mais gosto no Rock Lee? A perseverança e a determinação. Rock Lee é um ninja que não pode usar duas das três importantes técnicas ninja: o ninjutsu e o genjutsu. Assim, para realizar seu sonho de se tornar um ninja, mesmo sem utilizar estas duas técnicas ele só tinha uma escolha: dominar e ser extraordinariamente muito bom na terceira técnica, o taijutsu.

Quem conhece o anime Naruto sabe que Rock Lee conseguiu se tornar um ótimo ninja, mesmo dominando apenas uma das três técnicas ninjas. Ele conseguiu se superar e conquistar seu sonho pela crença e perseverança no "trabalho duro". Lee treinava mais que os outros, dedicava-se muito mais para poder superar sua deficiência nas outras habilidades. Como resultado, Rock Lee tornou-se o melhor lutador de taijutsu de sua vila, exceto talvez por seu mestre: Gai Sensei.

Não vou me deter demais na história do Lee. Só quero frisar na perseverança deste personagem. Rock Lee conseguiu se superar por primeiro ter alguém que acreditasse e investisse nele (Gai Sensei) e depois por fazer sua parte: treinar forte e duro para superar suas dificuldades. Esta conquista do sonho é algo maravilhoso que só a perseverança pode nos permitir alcançar. Acredito que devemos ser perseverantes, principalmente, em relação à buscar a realização pessoal, algo que realmente nos faça dá sentido à nossa existência. Rock Lee se tornou realizado ao se tornar ninja e pra isso, precisou perseverar em um duro treinamento, mesmo quando tudo apontava para seu fracasso. A perseverança dele o permitiu ser realizado, pleno.

Para nossas vidas, a conquista de Rock Lee traz um valioso exemplo. Deus deseja que todos os homens admitam e superem suas deficiências para que possam ser transformados por Seu Espírito. Assim, cada um tem sua dificuldade e sempre temos algo em que trabalhar e ser trabalhados: nosso caráter, nossas ações, o abondono de um pecado secreto, etc. Assim como Lee, cada um tem um ponto falho, uma deficiência que nos impede de sermos plenos Filhos de Deus. Teremos de trabalhar duro e deixar que o Espírito Santo trabalhe duro em nós para podermos chegar ao nível que o Senhor espera de nós. Para isso, precisamos ser perseverantes, da mesma forma que Rock Lee. Paulo nos diz que Deus

[...] recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2. 6-11 ARC)

A conquista da perseverança será a vida eterna com Deus, sendo verdadeiros filhos e filhas dEle. No entanto, para isso, é necessário deixar de lado tudo que é deficiente em nós. Rock Lee não tinha como superar sua dificuldade com ninjutsu e genjutsu, por este motivo, só podia desenvolver e aprimorar o taijutsu. Gai Sensei acreditou e investiu em Rock Lee, auxiliando seu aluno a se superar e a se aperfeiçoar. Foi necessário muita disciplina, perseverança e hard-working para que Rock Lee finalmente superasse sua incapacidade e se tornasse um grande ninja. Da mesma forma, Deus está disposto a ser nosso sensei e nos auxiliar em todo o processo de aperfeiçoamento. Ele nos deixou um roteiro de treinamento (a Bíblia) onde nos explica quais os exercícios e atividades que nos tornarão verdadeiros jounins (ninjas de elite) de Deus.

Precisamos, para isso, fazer nossa parte: praticar constantemente, com perseverança, aquilo que nos foi deixado como preparação. Quando somos perseverantes não desistimos. Não importa o quão difícil, improvável ou contrária seja a situação, o perseverante irá seguir em frente porque ele acredita, porque ele tem um propósito, porque ele tem um sonho a realizar. Nosso propósito é nos tornar homens e mulheres tal qual Deus nos planejou: vivendo em intensidade de alegria, paz, mansidão, domínio próprio, bondade, paciência e amor. Principalmente e perseverantemente, em verdadeiro amor.

Comentários

  1. muito obrigado eu sou fã de naruto,meu personagem preferido é o rock lee.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus