A recompensa da perseverança

http://2.bp.blogspot.com/_dIeV1XEb2k4/TKDcTuNvqlI/AAAAAAAAAGE/pTcXJDi1FBM/s1600/730649Rock+lee-Gai.jpg


Rock Lee sempre foi um dos meus personagens favoritos em Naruto. Infelizmente, agora, ele mal aparece... Enfim, depois do Shikamaru, é dele que mais gosto (nada de Naruto, Sasuke ou Kakashi! hehehehe! Ah! E nem Itachi, Elsinho! hauhauhauhua). O que eu mais gosto no Rock Lee? A perseverança e a determinação. Rock Lee é um ninja que não pode usar duas das três importantes técnicas ninja: o ninjutsu e o genjutsu. Assim, para realizar seu sonho de se tornar um ninja, mesmo sem utilizar estas duas técnicas ele só tinha uma escolha: dominar e ser extraordinariamente muito bom na terceira técnica, o taijutsu.

Quem conhece o anime Naruto sabe que Rock Lee conseguiu se tornar um ótimo ninja, mesmo dominando apenas uma das três técnicas ninjas. Ele conseguiu se superar e conquistar seu sonho pela crença e perseverança no "trabalho duro". Lee treinava mais que os outros, dedicava-se muito mais para poder superar sua deficiência nas outras habilidades. Como resultado, Rock Lee tornou-se o melhor lutador de taijutsu de sua vila, exceto talvez por seu mestre: Gai Sensei.

Não vou me deter demais na história do Lee. Só quero frisar na perseverança deste personagem. Rock Lee conseguiu se superar por primeiro ter alguém que acreditasse e investisse nele (Gai Sensei) e depois por fazer sua parte: treinar forte e duro para superar suas dificuldades. Esta conquista do sonho é algo maravilhoso que só a perseverança pode nos permitir alcançar. Acredito que devemos ser perseverantes, principalmente, em relação à buscar a realização pessoal, algo que realmente nos faça dá sentido à nossa existência. Rock Lee se tornou realizado ao se tornar ninja e pra isso, precisou perseverar em um duro treinamento, mesmo quando tudo apontava para seu fracasso. A perseverança dele o permitiu ser realizado, pleno.

Para nossas vidas, a conquista de Rock Lee traz um valioso exemplo. Deus deseja que todos os homens admitam e superem suas deficiências para que possam ser transformados por Seu Espírito. Assim, cada um tem sua dificuldade e sempre temos algo em que trabalhar e ser trabalhados: nosso caráter, nossas ações, o abondono de um pecado secreto, etc. Assim como Lee, cada um tem um ponto falho, uma deficiência que nos impede de sermos plenos Filhos de Deus. Teremos de trabalhar duro e deixar que o Espírito Santo trabalhe duro em nós para podermos chegar ao nível que o Senhor espera de nós. Para isso, precisamos ser perseverantes, da mesma forma que Rock Lee. Paulo nos diz que Deus

[...] recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2. 6-11 ARC)

A conquista da perseverança será a vida eterna com Deus, sendo verdadeiros filhos e filhas dEle. No entanto, para isso, é necessário deixar de lado tudo que é deficiente em nós. Rock Lee não tinha como superar sua dificuldade com ninjutsu e genjutsu, por este motivo, só podia desenvolver e aprimorar o taijutsu. Gai Sensei acreditou e investiu em Rock Lee, auxiliando seu aluno a se superar e a se aperfeiçoar. Foi necessário muita disciplina, perseverança e hard-working para que Rock Lee finalmente superasse sua incapacidade e se tornasse um grande ninja. Da mesma forma, Deus está disposto a ser nosso sensei e nos auxiliar em todo o processo de aperfeiçoamento. Ele nos deixou um roteiro de treinamento (a Bíblia) onde nos explica quais os exercícios e atividades que nos tornarão verdadeiros jounins (ninjas de elite) de Deus.

Precisamos, para isso, fazer nossa parte: praticar constantemente, com perseverança, aquilo que nos foi deixado como preparação. Quando somos perseverantes não desistimos. Não importa o quão difícil, improvável ou contrária seja a situação, o perseverante irá seguir em frente porque ele acredita, porque ele tem um propósito, porque ele tem um sonho a realizar. Nosso propósito é nos tornar homens e mulheres tal qual Deus nos planejou: vivendo em intensidade de alegria, paz, mansidão, domínio próprio, bondade, paciência e amor. Principalmente e perseverantemente, em verdadeiro amor.

Um comentário:

  1. muito obrigado eu sou fã de naruto,meu personagem preferido é o rock lee.

    ResponderExcluir