O calinho da meia lua



Sabe aquele calinho no dedo que se forma de tanto esfregar meia lua pra frente e soco? Pois é ainda pior o calinho que se forma no dedo de quem aperta em todas as setas e letras sem comandos certos, à espera de um golpe perfeito (quiçá um Hadouken!). Esses calinhos fazem latejar um misto de sensações entre a dor e o prazer. E a fronteira entre elas é facilmente apagada quando uma dor se torna prazer e um prazer se torna dor. É preciso distingui-las para que o calinho não se perca nos desvãos desses sentimentos
O calor da luta traz à tona a reflexão, sempre problemática, a respeito de fé e prática. Apertar todos os botões a esmo é demonstrar fé, confiando que, de uma forma ou de outra, a vitória pode ser alcançada. Mas, o adversário não vê essa fé, pois ela está escondida na ausência de uma prática de luta consciente que evidencie a esperança de que a aplicação de um comportamento adequado garante mais chance de conquista. Por isso, o adversário efetua seu ataque diante do que vê, minando forças e instaurando incertezas - o que nos leva à derrota.
Diante disso Tiago tão sabiamente exorta: “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:17). O calinho da meia lua pode incomodar um pouco, doer, no entanto mirá-lo e senti-lo é saber que ele se formou com um propósito, e que tem a finalidade de deixar sempre viva na memória as dificuldades da luta e o sacrifício que dá a vitória. É o espinho na carne; é o espetáculo da vida cristã em ação de fé! É a consolação das nossas dores e o reflexo da nossa alegria (prazer).
Portanto, fé e prática devem ser conjugadas, uma não exclui nem se sobrepõe a outra, as duas são necessárias e se completam em nosso pensar, falar e agir. Entretanto, praticar a nossa fé é um verdadeiro “Street Fighter” dia a dia. Não é como se reunir com os amigos para algumas partidas de videogame num clima de descontração e esportividade, mas é como entrar em um campeonato mundial cheio de pressão e competitividade exacerbada. Isso pode nos meter medo, desânimo, passividade e vontade de desistir, mas o calinho que já está formado em nós está preparado para uma meia lua sempre para frente, prosseguindo para o alvo, socando as investidas do inimigo, rumo ao prêmio da “soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14).
Sendo assim, não despreze o conhecimento da Palavra de Deus. Ela é o manual para que você saiba exatamente quais os golpes mais eficientes e como usá-los a cada luta. Cada luta é uma nova luta, enquanto a Palavra de Deus não muda, “é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12). Assim, felizes aqueles que têm o calinho da meia lua e que apelam mesmo sem cessar para a prática imbatível da fé sincera e firme – hadouken – hadouken – hadouken – hadouken – hadouken – hadouken – hadouken – hadouken – hadouken... K.O!

Comentários

  1. Priscila, que ótima reflexão para nós, meros nerds, cujo único exercício físico é o de friccionar os dedos em um joystick.

    Sim, a vida cristã é exatamente isso: exercitar-se na prática da fé e obras. Sem praticar a fé, não vemos a Deus, nem vemos sua ação em nossas vidas; sem práticar as obras de amor, não demonstramos a presença de Deus em nós e não transbordamos aquilo que recebemos.

    O calinho da meia-lua começa em ação de pura fé: "vou conseguir realizar o hadouken!". Com o tempo, e a prática de jogar (as obras) se transforma em certeza de que o golpe será realizado. Depois, o desafio é saber a hora e o momento de soltar os golpes, verificar o momento em que o adversário estará despreparado e, então, lançar o ataque. Por fim, após todas estas etapas, fica o desafio de perserverar na prática para "zerar" os jogos e vencer qualquer desafio.

    É claro que sempre haverá mais um "chefão" para vencer na vida. Mais um amigo-adversário que sabe soltar mais golpes que você, a quem você deve se espelhar para ultrapassar. Só a constância e o treino permitirão que se prossiga vencendo as dificuldades e superando os próprios limites.

    Essa é a caminhada cristã: amanhecendo, até ser dia perfeito... com o calinho da meia-lua.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Que Deus nos ajude nessa caminhada árdua, porque pensar e refletir é apenas uma parte do processo. Vamos deixar de tantos discursos e colocar em prática os ensinamentos de Jesus para uma vida verdadeiramente cristã!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus