A agenda


https://i2.wp.com/blog.mettzer.com/wp-content/uploads/2017/07/2014.08.22-Crie-espac%CC%A7os-em-branco-na-sua-agenda-imagem01-Vicel.jpg?fit=945%2C630&ssl=1


Três meses já se passaram desde o início do ano e lá vou eu escrever um post com o título de "A agenda". Parece um tanto ultrapassado, não é? Confesso que não é um título muito chamativo a esta altura do campeonato, mas vamos lá...

Quem é organizado e responsável já está usando bem a agenda 2013 que comprou, provavelmente, no fim de 2012. Os compromissos marcados, as despesas controladas, os aniversários devidamente listados e todas as obrigações anotadas e riscadas diariamente. A agenda é um sistema simples e prático de se organizar e conseguir alcançar objetivos, é uma forma de não esquecer o que queremos lembrar (óbvio) e de nos manter sempre nos preocupando com o que é mais importante ou urgente.

Confesso que não consigo usar bem minha agenda. Todo ano ganho ou compro uma e termino usando pouco ou mal. Não a olho todos os dias e nem anoto tudo nela, sempre confiando na minha memória. O resultado é óbvio: não sou uma pessoa muito organizada. Sempre esqueço alguma coisa (inclusive, de anotar as coisas na agenda).

Gostaria de ser mais organizado e manter uma agenda sempre atualizada e riscada, mas não tenho tido sucesso. Queria poder me manter sempre bem orientado sobre os meus compromissos e deveres, para nunca deixar de lado o que tenho pra fazer, mas sempre esqueço da minha agenda. Porque agenda, hoje em dia, é mais do que um caderninho de anotações diárias, representa suas prioridades, aquilo que você gasta tempo e esforço fazendo. Tanto isso é verdade que temos as denominações de "Agenda reptiliana", para os esforços dos reptilianos em tornar seu domínio na Terra efetivo; ou a denominação "Agenda Gay" para os esforços dos homossexuais por seus objetivos.

Pensando assim, até mesmo eu, que não uso bem minha agenda de papel, tenho uma agenda. Agenda é algo que nos mantém ocupados. Agenda é aquilo que determina o que há de mais importante para se fazer, pensar ou agir. Agenda não é apenas algo fora de nosso corpo, mas é algo que existe em nossa mente. É aquilo que pensamos em fazer e fazemos. Aquilo que nos programamos para cumprir e cumprimos. Agenda é tudo que nos vem a mente constantemente. Agenda é aquilo em que pensamos o dia inteiro (não importa se é de segunda a sexta ou nos fins de semana). Agenda é aquilo que nunca esquecemos.

A Bíblia também fala de agendas. Como? Ué, falando daquilo que ocupou diariamente alguns grupos, ou que ocupa o dia a dia de seres espirituais. Sabemos de algumas agendas, entre elas a do Diabo, o inimigo das almas de todos os seres humanos:

"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite." (Apocalipse 12:10)

Ou a agenda dos quatro animais que estão diante de Deus:

"E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir." (Apocalipse 4:8)

Ou a agenda dos bereanos quando Paulo e Silas apresentaram o evangelho de Jesus a eles:

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (Atos 17:11)

Essas agendas nos mostram aquilo que existiu/existe como prioridade para cada grupo ou ser. Aquilo que eles fizeram/fazem diariamente. Aquilo que não escapou/escapa das mentes e da memória deles.

Em tempos de tantas agendas, responsabilidades, obrigações, discussões e desafios, precisamos nos manter atentos ao que realmente importa, ao que é mais urgente e o que realmente precisamos fazer. Eu estava procurando uma dica para me manter sempre atento à minha agenda e consegui uma, a agenda que Paulo passa a Timóteo:

"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Timóteo 4:1-5)

Acredito que esse é o dever de todo cristão, de todos os que crêem em Cristo Jesus. Nossa agenda deve sempre estar preenchida com o Reino de Deus. E quando digo isso não estou dizendo que temos de estar no "templo" ou no prédio que chamamos de igreja todos os dias. Não, digo que o Reino de Deus deve estar presente em tudo o que fazemos: levando o evangelho às pessoas, respondendo, exortando, corrigindo, sofrendo as aflições, sendo sóbrios e cumprindo com nossas obrigações.

Minha agenda não tem sido assim. Preciso corrigí-la, cortar as coisas supérfluas e dar prioridade ao que é realmente importante. Existem muitas agendas possíveis de ser adotadas ou de ser escritas, mas quero me dedicar àquela que é mais importante, que, inclusive, abrange muitas outras. Espero que você também revise sua agenda. O ano está no início, ainda dá pra rever algumas prioridades e o tempo que você tem gastado com algumas atividades, ideias ou planos. Inclua em sua agenda o que é mais importante, assim como eu estou tentando fazer também. É tempo de mantermos nossa mente e tempo ocupados com o que realmente importa, com aquilo que irá transformar não só nossa realidade, mas a realidade do mundo todo. É tempo de agendar caminhadas diárias com Jesus, de tomar café com o Espírito Santo e de ter uma reunião com a galera e levar Deus para conhecê-los. Cumprindo esses compromissos teremos muito mais tempo: a vida eterna.

Comentários

  1. Wesslen, que texto maravilhooooooooooooso! Percebeu que esse texto é um pouco mais extenso do que os que você costuma publicar? Percebeu também que ele foi escrito num período em que você tem menos tempo do que gostaria para escrever no blog? Eu sei que eu percebi que nem senti o tempo passar lendo este post muito importante e um alerta essencial para todo cristão. Não senti o tempo passar nem senti pesar em ler o texto, mas invadiu-me um grande desejo de reajustar minha agenda espiritual! Deus nos ajude a tê-lo sempre como prioridade em nossas vidas e a não deixar que as agendas deste mundo preencham todo o nosso tempo precioso para sermos ciosos das coisas de Deus! Amém! Obrigada pela ótima reflexão, justamente quando estou atolada de leituras obrigatórias! Obrigada por modificar, pelo menos um pouco, a minha agenda de hoje!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Agora conheci o seu blog, Wesslen!
    Eu também não sou organizado com agendas. Não sei usá-la. Quer dizer: consigo anotar tudo o que tiver de fazer, mas não sei visitar o dia para saber o que acontecerá hoje. Minha memória funciona com "post it" - Acredita que até meus trabalhos são escritos em bloquinhos de post its? (risos)...
    Só sei escrever em pedaços de papel amarelo, colando e distribuindo em todos os lugares. E eu tb não sou organizado: só sei viver ao meu modo, expansivo e me deixando ir com as surpresas do dia. Mas, de fato, se eu tivesse uma agenda e soubesse usá-la bem, poderia aprender melhor com meus erros, reconhecê-los com mais facilidade e previsão, corrigí-los e não cometê-los de novo.

    Ps.: Vou pedir licença para salvar o link e observar anonimamente da fraternidade, certo? (risos)

    ResponderExcluir
  3. Priscila,

    Fico feliz que a pequena reflexão tenha te ajudado! Espero sempre poder te ajudar com minhas palavras e ações. Não tinha percebido que o texto ficou longo, nem que fiz isso justamente quando menos tenho tempo para tal, mas fico feliz que não tenha sentido o tempo passar e que tenha repensando sua agenda. Quando paramos para reajustar a agenda é assim: tiramos tempo de onde não temos e fazemos coisas não programadas.

    Quero manter minha agenda cheia do que realmente importa.

    Obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fellipe!

    Obrigado por ler e visitar o Blog da Fraternidade Lambda!

    Pois é, esse negócio de agenda é difícil de organizar. Só conheço uma pessoa que usa bem: Priscila. Ela é minha musa inspiradora, inclusive nisso!

    kkkkkkkkk! esse negócio do "Post-it" foi resenha. Acho que minha cabeça funciona assim também, só que vez ou outra cai um dos papeizinhos e não sei onde vai parar! hehehehe!

    Fique a vontade para visitar publica ou anonimamente o Blog e muito obrigado por sua visita e comentário.

    Na verdade, você já é de casa! Heheheheh!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus