"Hable con ella"



"Hable con ella" é um dos grandes e polêmicos filmes de Almodóvar. Seus filmes atraem não só porque adentram o psicológico de suas personagens, mas principalmente pelo seu caráter ambíguo, isto é, o espectador sai do filme sem fechar nenhuma questão, pelo contrário, transborda de reflexões e questionamentos. Esse caráter ambíguo também é valorizado na literatura de qualidade, naquela que direciona o olhar do leitor não para o que é dito, mas para o como a coisa é dita, ou seja, a forma como o texto é construído. Um bom exemplo disso é o romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Ao finalizar a leitura, é impossível condenar ou absolver Capitu, uma vez que o livro não define se ela traiu realmente ou não Bentinho, porque o leitor tem apenas a versão deste, que não é confiável por falar de seus sentimentos, da sua visão dos acontecimentos. Nos filme de Almódovar, acontece o mesmo; pouco importa se a personagem é boa ou má, o interessante é a forma como ela é construída. Sendo pois, literatura e cinema, artes muito ambíguas.

Bem, em linhas gerais, o que se passa em "Hable con ella" é a história de um enfermeiro, Benigno, que ao ministrar dedicação exclusiva a uma paciente que fica em coma por quatro anos depois de um acidente de carro, alimenta sua paixão por ela e fé em sua recuperação a ponto de falar com ela o tempo inteiro como se ela o correspondesse, ainda que nem abrisse os olhos. Ele demonstra uma perseverança e um cuidado incansável em manter comunicação com ela. Lia para ela quase todas as noites. Assistia aos filmes que ela gostava - cinema mudo - para contá-los todos a ela. Acontece, então, um dia que ela é engravidada. Claro que todos no hospital suspeitaram e condenaram Benigno. Entretanto, o filme é construído de tal maneira que é impossível afirmarmos com certeza que tenha sido ele o autor do abuso; permanecendo, assim, ao final do filme o tal caráter ambíguo.

Tomando a literatura e o cinema como base de algumas reflexões acerca da vida cristã, não podemos dizer que a ambiguidade sirva de exemplo para nós. Porque na Bíblia temos claramente que a palavra e o proceder do cristão devem se pautar no "sim, sim, não, não" ( Mateus 5:37). O cristão não pode servir a dois senhores "porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro."  (Lucas 16:13). Assim, para o Senhor importa tanto o que nós falamos e fazemos como a forma como falamos e agimos. O que, porém, nos ajuda a pensar sobre as coisas do alto nesse filme de Almodóvar, é justamente a importância da comunicação e do falar. Desde o título do filme, há uma forte referência a isso. A personagem principal fala insistentemente com alguém que não pode ouvi-lo. Ora, não somos também assim nós os cristãos? Fomos chamados por Deus para falar do Evangelho a toda a criatura "em tempo e fora de tempo" (2 Timóteo 4:2). Porque se temos de nos orgulhar de alguma coisa neste mundo é do "evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Romanos 1:16)

Entretanto, como nos mostra o profeta Ezequiel, essa tarefa não é fácil, uma vez que as pessoas para quem falaremos do Evangelho não podem/querem nos ouvir por sua ignorância e rebeldia. "Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes." (Ezequiel 2:7) Deus nos instrui, do mesmo modo que Benigno, a falar quer sejamos ouvidos ou não. Isso exigirá de nós perseverança e confiança no Senhor, pois Ele fará a parte dEle em tempo oportuno. Para o evangelho e para a vida cristã, no entanto, não há ambiguidade; se somos filhos/servos de Deus, não há como não falar insistentemente acerca da salvação em Cristo Jesus para os ímpios e para os justos (Ezequiel 3:19-20). Caso contrário, o sangue deles serão requeridos das nossas mãos (Ezequiel 3:18). Deus não ficará dividido, como os leitores de Bentinho ou os espectadores de Benigno. Para o Senhor o julgamento é justo e perfeito. Não há meio termo para a sua ordem: fale as minhas palavras! E "quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir, deixe." (Ezequiel 3:27). Saiamos do coma espiritual e sejamos  proclamadores inflamados do Evangelho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus