Ao encontro do mais forte


Street Fighter completou 30 anos em 2017 e é um marco na história dos jogos virtuais de luta. Até hoje a franquia tem fãs apaixonados que seguem comprando cada novo game lançado. Os personagens são icônicos e bem conhecidos por todos. Quem não conhece Ryu, Ken, Chun-Li, M. Bison ou Blanka (o monstrengo brasileiro do jogo)? O jogo é um sucesso tão grande que já gerou filmes, quadrinhos e desenhos animados. Para mim, a melhor adaptação de Street Fighter fora dos videogames é o anime Street Fighter II V. A animação, que no Brasil foi apresentada no SBT, conta a história de Ryu viajando pelo mundo com seu amigo Ken em busca do lutador de rua mais forte.

No anime, a princípio, os dois amigos acham que são tão habilidosos em artes marciais que poderiam facilmente vencer qualquer um em uma luta. No entanto, após levarem uma surra do Sgt. Guille os dois percebem que existem muitos lutadores habilidosos no mundo e que eles deveriam aprimorar suas habilidades percorrendo o globo em busca de lutas que os ajudassem a ser mais fortes e habilidosos. A cada episódio víamos que os dois amigos iam melhorando suas habilidades ao enfrentarem lutadores tão ou mais fortes que eles e ao admitirem que ainda não eram os melhores lutadores que havia. Essa postura de Ryu e Ken foi o que permitiu a eles aperfeiçoarem suas técnicas de luta e serem melhores lutadores ao ponto de poder desenvolver poderes extraordinários como o Hadouken.

A animação mostra algo que todos nós devemos aprender: a humildade é que nos permite crescer e nos aperfeiçoar. O orgulho e arrogância sempre irão nos passar a impressão que somos melhores que os outros ou que já somos tudo o que poderíamos ser. Ryu e Ken achavam que conheciam artes marciais e eram capazes de vencer qualquer um em uma luta... até que levaram uma surra! A prepotência sempre vai nos levar a beijar a lona. Apenas através de uma postura de humildade que vamos poder levantar o braço em vitória.

A Palavra de Deus nos ensina que "A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda" (Provérbios 16:18) e em outro lugar diz que "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4:6b). A humildade é o caminho para se chegar mais longe para nos aperfeiçoar e nos fazer pessoas melhores. Se somos orgulhosos e prepotentes vamos nos impedir de crescer e melhorar, ficaremos estagnados e estabeleceremos um limite para o nosso próprio desenvolvimento. Acredito que nenhum de nós acha que já chegou no máximo que poderia, nem que é o melhor que poderia ser. Assim, ser humilde e reconhecer que ainda não nos tornamos aquilo que Deus espera de nós é o primeiro passo para subir os degraus do aperfeiçoamento.

No fim de cada episódio do anime, uma frase era dita pelo narrador: "ao encontro do mais forte". Este é o sentimento daquele que é humilde: saber que existe alguém mais forte, alguém melhor que nós e vamos em busca desse alguém para que possamos nos aperfeiçoar. Afinal, só é possível ser melhor estando com os melhores. Ninguém pode se aperfeiçoar sozinho, por si mesmo. Mas junto com outros nos aperfeiçoamos e somos mais fortes. Aprendendo com aqueles que são melhores que nós, vamos nos tornar melhores também.

A Bíblia nos apresenta aquele que é o mais forte, a quem devemos ir para aprender dEle e sermos aperfeiçoados: Jesus, aquele que venceu todas as coisas e está no lugar mais alto. Ele nos deixou Seu Espírito Santo para que nos ensine todas as coisas. Isso quer dizer que se formos humildes e aceitarmos as instruções do Mestre Jesus através do Seu Espírito Santo, nos tornaremos melhores do que somos hoje. A palavra de Deus nos ensina que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4:18). Isso significa que assim como o dia vai do raiar do sol até estar a pino no céu de meio-dia, vamos nos aperfeiçoando e crescendo através do caminhar com Deus. Além disso, o próprio Jesus foi exemplo de humildade, pois "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:6-8). Jesus é nosso maior exemplo de humildade, pois sendo o maior de todos, se fez servo de todos. "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2:9-11).

Nossa caminhada, então, deve ser em humildade, sabendo quem somos e nossas limitações, mas indo ao encontro dAquele que é mais forte, dAquele que venceu o mundo e que deu Sua vida por nós. Devemos deixar de lado toda arrogância e orgulho e admitir que a vida já nos deu várias surras, que já perdemos muitas lutas e estamos longes de ser perfeitos. Mas que também vamos continuar seguindo, humildemente, o caminho, que é Jesus, até o fim. Até o momento da eternidade, quando iremos ao encontro dAquele que é o mais forte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus