Oi, eu sou o Goku!


Você conhece o Kakaroto? Provavelmente deve saber quem é, mas deve conhecê-lo melhor pelo nome de Goku, não é mesmo? (Até mesmo pela fala ao fim de cada episódio: "Oi, eu sou o Goku!"). Em Dragon Ball Z, sabemos que Goku e Kakaroto são a mesma pessoa por causa do Vegeta, que faz questão de chamar Goku pelo nome saiyajin o tempo todo. Para quem não sabe, Goku não é humano, mas pertence a uma raça alienígena chamada de Saiyajins. Essa raça humanoide é extremamente forte e poderosa e possui um rabo de macaco que permite que quando eles olhem a lua cheia se transformem em macacos gigantescos e ainda mais poderosos.

Como eu já disse, Goku sempre é chamado de Kakaroto por Vegeta, que faz questão de lembrar a origem e a raça do herói que protege a Terra, mas Goku nunca aceitou esse nome. Você já se perguntou o porquê disso? Vegeta veio a Terra justamente porque Goku não estava cumprindo seu papel de saiyajin: conquistar o planeta. Os saiyajins eram enviados por toda galáxia para conquistar planetas e territórios para depois vendê-los, e Goku, ainda bebê, foi enviado com essa missão. No entanto, após sofrer uma queda e bater a cabeça, ele se esqueceu da missão e mudou seu comportamento. Recebeu o nome de Goku pelo velho senhor que o encontrou e passou a lutar para defender a Terra.

Vegeta, que é o príncipe dos saiyajins, decidiu acabar com a rebelião de Goku após ele ter derrotado Raditz, e veio com Nappa para conquistar a Terra. Após a derrota de Vegeta e de Freeza (monstro alienígena que subjugou várias raças alienígenas ao seu comando, inclusive os saiyajins), Vegeta decidiu morar na Terra, mas permaneceu como arquirrival de Goku e sempre se referindo a ele como Kakaroto. É como se ele quisesse sempre lembrar Goku quem ele era quando nasceu, ou quem ele deveria ser.

A verdade é que nossos inimigos sempre vão querer mudar nossa identidade, quem nós somos, para que sejamos derrotados ou para que fracassemos em nossas ações. Vão querer lembrar quem fomos no passado (caso de Goku, que nasceu como parte de uma raça de guerreiros terríveis e sanguinários) ou querer mudar quem somos, fazer com que nos identifiquemos com algo bem diferente de nós. Foi o que ocorreu com Hananias, Misael e Azarias. Não sabe quem são? Talvez você se lembre do nome que deram a eles depois: Sadraque, Mesaque e Abdenego. "Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego" (Daniel 1:6,7).

Vegeta queria lembrar quem Goku era, um saiyajin e, além disso, alguém abaixo de Vegeta na hierarquia da raça de guerreiros. Os babilônios queriam tirar a identidade de judeu dos jovens e, por isso, mudaram o nome deles, queriam que eles esquecessem quem eram de fato. No caso de Goku, lembrar que era de uma raça de guerreiros sanguinários era algo ruim, algo para se esquecer; no caso dos jovens, lembrar-se de quem eram era manter a identidade de seu povo e sua ligação com seu Deus. Até mesmo porque os nomes que eles receberam enalteciam deuses pagãos, enquanto seus nomes de origem louvavam o seu Deus.

Goku não adota o nome de Kakaroto, pois ele sabe quem é: Goku! Ele sabe que não é mais aquele guerreiro sanguinário que foi enviado por sua raça para conquistar planetas. Ele sabe quem é, mesmo que venham querer mudar sua identidade. Os jovens judeus também sabiam quem eram, mesmo que quisessem mudar seus nomes, e na hora que a identidade deles foi posta à prova, eles preferiram ser jogados em uma fornalha para queimar do que renegar seu Deus e aquilo que eles eram. Deus os livrou de morrerem queimados por causa da fidelidade que tiveram, por se manterem firmes mesmo em um ambiente que queria mudar a identidade deles e quem eles eram em Deus.

Hananias, Azarias e Misael (nunca mais chame eles pelos nomes babilônios! É uma ofensa!) sabiam exatamente quem eram, assim como Goku, que não mudou seu nome após descobrir de onde tinha vindo. Deus quer que saibamos quem somos e que nossa origem verdadeira é nEle. O inimigo vai querer mudar nossa identidade, querer nos fazer acreditar que não somos filhos de Deus ou lembrar o que fizemos e quem fomos no passado, antes de Jesus transformar nossas vidas, mas não devemos acreditar nas mentiras dele. Deus faz novas todas as coisas e restaura nossa identidade nEle, Ele nos criou para sermos à sua imagem e semelhança e nada e ninguém pode mudar isso. Assim, saiba que em Jesus você tem uma identidade que ninguém pode mudar: você é um filho de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus