Felix felicis


Uma das poções mágicas mais difíceis e valiosas do universo de Harry Potter é a Felix felicis. Graças a ela, no livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry consegue extrair a lembrança que o Prof. Horácio Slughorn, da disciplina de Poções, tem da época em que ensinou o jovem Tom Riddle em Hogwarts. A lembrança era importante porque trazia uma revelação sobre o interesse do jovem Voldemort pelas horcruxes e a quantidade que ele tencionava produzir desses artefatos com pedaços de sua alma.

O interessante da poção é que ela tem a capacidade de munir de sorte praticamente qualquer ação que a pessoa realize, ou seja, ela fará, na medida do possível, que tudo o que a pessoa tente fazer dê certo. Harry decide tomá-la para poder conseguir extrair a lembrança do professor de qualquer maneira, mas assim que toma a porção toma uma decisão completamente diferente: decide ir ao funeral da aranha gigante de Hagrid, Aragogue. Hermione e Rony tentam convencê-lo do contrário, mas ele se nega e muito alegremente vai em direção ao local do enterro, dizendo que sente que deve gastar seu tempo prestando uma última homenagem à aracnídea. No caminho, como em um golpe de sorte, encontra o Prof. Slughorn e o informa do funeral. Interessado em colher o veneno da aranha gigante, ele segue Harry até o funeral e depois seguem para a cabana de Hagrid. Lá, Harry consegue convencer o professor a fornecer a lembrança sobre Tom Riddle e com isso compreender melhor o que Lord Voldemort havia planejado no passado.

Quantos de nós não gostariam de saber que tudo o que quisermos fazer dará certo? Quem não gostaria de uma boa dose de Felix felicis? Saber que você está munido de uma sorte especial para conquistar aquilo que almeja e que nada vai dar errado? Não seria maravilhoso? Quantas vezes não ficamos tão aflitos e nervosos por não saber se aquilo em que estamos investindo nossas forças e tempo dará certo ou não? Quantas vezes não ficamos pré-ocupados com as coisas que precisaremos fazer e não sabemos se darão certo? Muitas vezes fico ansioso e apreensivo em relação ao futuro, com o que preciso fazer ou com os planos, mas busco me confortar sabendo que também tenho uma boa dose de "sorte" sempre disponível pra mim.

Sim, e não só eu, mas todos os cristãos, aqueles que creem em Jesus como dono de suas vidas, tem disponível uma quantidade infindável de Felix felicis. A Bíblia nos afirma que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Isso quer dizer que tudo, absolutamente tudo, coopera para o benefício de quem ama a Deus. Assim, sabemos e podemos andar na certeza que todas as coisas ocorrem em nosso favor. Podemos viver com a confiança de que todas as situações e momentos servirão apenas para nosso proveito. É como tomar uma poção vitalícia de sorte! Não é fantástico?

A Palavra deixa claro que isso ocorre porque o Espírito Santo é quem está o tempo todo trabalhando em nosso favor, fazendo com que Deus nos favoreça e nos ajude quando sequer sabemos o que realmente é melhor para nós: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos" (Romanos 8:26,27). Na maioria das vezes, não sabemos o que será melhor para nós, assim como Harry, antes de tomar a poção, não sabia que ir ao enterro de uma aranha gigante iria proporcionar a ocasião adequada para convencer o Prof. Slughorn. Mas quando deixamos que o Espírito Santo conduza nossos passos e interceda por nós, aquilo que parecia não ter nenhuma relação com o que precisamos, nos conduz diretamente para algo bom e proveitoso.

Em muitos momentos, pensamos que as situações que passamos estão longe daquilo que queremos ou desejamos, mas quando deixamos que Jesus conduza nossas vidas vemos que mesmo as situações mais adversas se convertem em algo muito bom. José, filho de Jacó, sabe bem sobre isso: "Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós" (Gênesis 45:5). Sem qualquer culpa ou falha, José foi vendido pelos irmãos, feito escravo e depois foi preso. Qualquer um consideraria tudo isso um grande azar. No entanto, o próprio José considerou uma grande sorte, pois se tornou governador do Egito e pôde suprir a fome de várias nações, inclusive da sua família.

Deixe o Espírito Santo dirigir os teus passos e ame a Deus de todo coração. Com isso você verá que todas as coisas vão cooperar para o teu bem. Seus sonhos vão se realizar, mesmo que seja de modos que você não esperava. E você poderá viver todos os dias com a certeza de que conta com uma boa dose de "sorte" o tempo todo, pois o Espírito Santo intercede por você, quando você sequer sabe o que deve pedir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus