X-Wing 2.0



A comunidade de jogadores e entusiastas do jogo X-Wing Miniatures foi surpreendida ontem, dia 1º de maio de 2018, com o anúncio de que o jogo irá sofrer uma espécie de reboot com o lançamento de X-Wing Second Edition. A franquia, iniciada em 2012 nos EUA, irá tomar um rumo totalmente diferente a partir de 13 de setembro de 2018 com o lançamento do chamado X-Wing 2.0. Toda a dinâmica do jogo será alterada e, praticamente, as únicas coisas da primeira edição que serão aproveitadas serão as naves (acredito que as réguas de movimentação e alguns tokens como foco, desvio e mira, vão permanecer também, mas... ainda é especulação). Cartas de piloto, upgrades e até as bases de algumas naves serão totalmente mudadas para a versão 2.0.

Alguns estão bastante frustrados e decepcionados com o fato, pois investiram no jogo há muito tempo, comprando uma série de naves e acessórios. Quem conhece sabe que X-Wing Miniatures não é um jogo barato para os padrões brasileiros. A nave mais "em conta" não sai por menos de R$69,90 (comprada nova em um fornecedor oficial). Assim, a ideia de que tudo em que você investiu não vai mais valer de nada é bastante frustrante. Mesmo com os anunciados "kits de conversão", em que os jogadores antigos poderão "migrar" suas naves da primeira para a segunda edição do jogo, a perspectiva de gastar US$50 em uma caixa por facção (Império, Aliança Rebelde ou Escória), não é muito boa. A sensação é que a FFG, desenvolvedora do game, quer meter a mão no nosso bolso.

No entanto, boa parte da comunidade do jogo concorda que eram necessários ajustes na jogabilidade e no equilíbrio entre facções e naves. As naves mais antigas sempre sofriam para estar no tabuleiro, de forma que quem jogava com naves de waves mais recentes tinha sempre uma franca vantagem em relação aos demais jogadores. Os FAQs não contribuíam para a melhoria do jogo, serviam mais para nerfar atributos poderosos lançados em waves mais recentes, o que deixava os jogadores frustrados por sempre ter de mudar a dinâmica de seus esquadrões e formas de jogar. Outro dado importante, a Força, não estava incorporada na versão 1.0. Assim, pilotos sensitivos à Força e famosos por suas perícias e habilidades (como Luke e Vader) não possuíam qualquer vantagem na primeira edição, o que os deixava fora de esquadrões mais competitivos e distantes de apresentarem as performances de pilotagem que eles possuem na franquia de filmes. Por esses motivos, alguns estão bastante animados com a divulgação de uma segunda edição e a promessa da FFG de tornar o jogo aperfeiçoado e mais divertido.

O fato é que a mudança irá ocorrer, mesmo que muitos não gostem ou pensem que é um golpe para arrancar mais dinheiro dos fãs. Mudanças sempre trazem uma certa rejeição inicial, mesmo que as coisas, do jeito que estão, não estejam funcionando adequadamente. Caso a versão 2.0 do jogo traga uma jogabilidade melhor, equilíbrio entre facções e atraia mais jogadores que a primeira versão, certamente muita gente vai dizer: "Por que não fizeram isso antes?". Particularmente, torço muito para que o jogo melhore e fique ainda mais divertido do que é, pois tenho gostado muito de "voar" com as naves icônicas deste universo que tanto aprecio.

Sabemos que mudanças são necessárias não apenas para aprimorar jogos de X-Wing. Nossa vida precisa de mudanças para que possamos ser melhores. Não adianta a gente ficar lançando FAQs de nós mesmos, tentando corrigir erros com algumas justificativas fracas e mal elaboradas com o intuito de nerfar nossos defeitos. Isso não vai mudar nada em nós; todo ser humano precisa passar por uma transformação completa, ser lançado em uma versão 2.0. Jesus mesmo nos disse que "aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). E isso significa que precisamos ser lançados em uma nova versão para que nossa vida passe a ser vivida da forma como Deus espera que vivamos. Nossos pecados e erros fazem com que nossa primeira versão não seja tão boa. E não adianta lançar FAQs pra corrigir, pois esse tipo de "solução" só embanana mais as coisas e complica ainda mais nossa "jogabilidade".

"Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:5,6). Precisamos passar por uma mudança radical em nossa vida, assim como o jogo de X-Wing irá passar. A mudança precisa ser de dentro para fora, mudando toda a nossa dinâmica interior (modo de pensar, modo de agir, nossas atitudes, enfim, toda nossa formatação inicial). A "nave" pode até ser a mesma (não vamos ter outro corpo enquanto estivermos nesse mundo), mas o piloto e a forma de jogar precisam ser alterados. Se quisermos ter uma vida plena naquilo que Deus planejou para nós precisamos deixar que Jesus lance nossa versão 2.0; precisamos que o Espírito Santo entre em nossa vida e altere toda nossa forma de "jogo"; precisamos deixar que Deus ajeite nosso ser para aquela versão que ele mesmo planejou para nós: uma versão melhor e adequada de nós mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus