Sem perguntas



Karatê Kid, um clássico dos anos 80 e da vida de muita gente. Muitas lições podem ser aprendidas desse filme fabuloso. Senhor Miyagi e Daniel-san (Banzai!) estarão para sempre marcados na memória de muita gente. A trama é clássica: garoto pobre se muda para nova cidade e, sem querer, atrai a atenção da garota bonita e do ex dela, que é ciumento. O arquirrival pratica karatê no dojô Cobra Kai e se junta com os amigos para realizar bullying... digo, para "ensinar" umas lições ao abusado recém chegado (nos anos 80 não existia bullying ainda). Daí, o jovem procura ajuda de um conhecido: Sr. Miyagi, veterano de guerra japonês que vive sozinho e que é mestre de karatê. Com isso, Daniel parte em busca de reconhecimento e da capacidade de se defender dos ataques do seu inimigo.

Momento importante e engraçado do filme é quando Daniel vai finalmente até o Sr. Miyagi para aprender karate. O mestre japonês realiza um pacto com Daniel: promete que vai ensiná-lo karatê, mas Daniel precisa se dispor a aprender e não fazer perguntas. O garoto concorda e no mesmo instante recebe uma bucha para lavar alguns carros com a seguinte instrução: quando for encerar os carros, encere em círculos para a direita com a mão direita e em círculos para a esquerda com a mão esquerda (wax on e wax out). Daniel vai perguntar o que aquilo tem a ver com karatê, mas é logo cortado pelo mestre que apenas diz: sem perguntas!

Depois de lavar e encerar carros, Daniel também passa por outras atividades que não parecem ter algo a ver com a prática de uma arte marcial, como encerar o chão e pintar a cerca. Revoltado e acreditando que está sendo explorado e enganado pelo velho japonês, ele decide reclamar que está trabalhando de graça e não está aprendendo nada de karatê. Neste momento, Sr. Miyagi revela o real motivo de todas aquelas atividades. Daniel-san estava aprendendo karatê, só não sabia ou compreendia direito, pois não tinha como ver o fim do processo ou a utilidade de tudo que fazia.

Muitas vezes estamos em um momento como esse. Deus está nos dando atividades, orientações ou realizando coisas em nossas vidas que não parecem ter a ver com aquilo que almejamos ou sonhamos para nós, ou que não parecem que irão contribuir para nada. Parece que estamos apenas perdendo tempo com coisas aparente desconexas do futuro que desejamos para nós. Muitas vezes, o tempo de "treinamento", que faz parte do percurso para todos, não parece de fato que está contribuindo em nada: repetimos atividades, praticamos sem parar e não percebemos muitas mudanças. Em uma passagem das escrituras, quando Jesus lava os pés dos discípulos, Pedro vai questioná-lo sobre o porquê de estar fazendo aquilo, e "respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora, mas entendê-lo-ás mais tarde" (João 13:7). Pedro não entendia que o Mestre estava ensinando sobre humildade e o serviço que deveríamos prestar uns aos outros. Muita vezes é assim: somos precipitados como Pedro e Daniel-san e vamos questionando nossos mestres, acreditando que somos um pouco mais sabidos do que eles.

No período de treinamento não deve haver perguntas porque as respostas não vão nos satisfazer ou nos tranquilizar em nada. Apenas após repetirmos bastante os exercícios e atividades, quando estivermos prontos, é que entenderemos o processo de treinamento e sua importância. "Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:9). Deus sabe bem o que precisamos aprender. Nesse processo nem sempre as coisas farão sentido. Apenas depois de passado o treinamento, quando nós mesmos descobrirmos as habilidades que desenvolvemos sem nem saber direito que estávamos desenvolvendo (como Daniel-san que aprendia karatê enquanto realizava atividades corriqueiras), só então vamos de fato ter noção do quanto tudo que passamos foi importante para nosso aperfeiçoamento.

Por isso, se as coisas estão acontecendo de um modo que você não esperava e você parece estar andando em círculos sem ter feito nada de errado para isso, provavelmente você está passando pelo período de treinamento. Se as coisas estão sem sentido e você não compreende as coisas que Deus tem feito na tua vida: isso é o período de treinamento. Então, não fique cheio de questionamentos (sem perguntas!), apenas faça da melhor forma aquilo que lhe vier a mão para fazer e siga praticando o que o Mestre Jesus ordenou. No tempo certo você descobrirá que todo esse período era uma preparação para os desafios que viriam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus