Motivo Lambda


Finalmente decidi escrever (apesar de neste momento estar demasiadamente cansado e com as pálpebras pesando como chumbo) sobre o Lambda, para responder a alguns que questionaram o porquê do seu uso como símbolo de nossa fraternidade. Mas já de antemão aviso que pouco falarei sobre o Lambda em si.
O Lambda (λ) (décima primeira letra do alfabeto grego e que possui o valor de 30 no seu sistema numérico) apesar de sermos nerds, não foi usado como referência ao cálculo lambda, nem aos autovalores de uma matriz na álgebra linear e muito menos como referência ao jogo Half-Life (embora não negue a influência da fraternidade lambda lambda lambda do filme "A vingança dos nerds"). Também não tem ligação com o sistema de fraternidades de cultura grega. Para nós ele é a representação do Logos (λόγος).

A palavra logos pode ser traduzida do grego literalmente como a palavra (falada ou escrita) porém, para nós, possui um significado muito mais profundo. Não somos os primeiros a atribuir ao logos um conceito, digamos, filosófico. O primeiro deles foi Heráclito de Éfeso, que usou o termo para traduzir o conceito de razão. Entretanto não foi dos escritos de Heráclito que capturamos nossa percepção do Logos, mas das Sagradas Letras, tanto dos escritos de João, o evangelista, quanto de Paulo, o apóstolo.

"No princípio era o Verbo [Logos], e o Verbo [logos] estava com Deus, e o Verbo [logos] era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:1-3 RC

"E o Verbo [Logos] se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14 RC

Vemos então que o Logos nos é apresentado como algo distinto da razão pura e simples, como também não o é apenas como um princípio universal de ordem e beleza, como diziam alguns dos antigos filósofos gregos mas como a própria manifestação da divindade. Sobre isso o autor da Epístola aos Hebreus nos diz:

"O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa." Hebreus 1:3

E mais nos diz Paulo na sua Epístola aos Colossenses:

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste." Colossenses 1:15-17 NVI

E ainda mais diz Paulo em Atos dos apóstolos, citando Epimênides, filósofo-poeta cretense do sexto século a.C. :

"Pois nele vivemos, nos movemos e existimos" Atos 17:28 NVI

Concluímos portanto que o Logos é o que nos dá poder, Ele criou todos os seres vivos. Ele nos cerca, nos penetra e mantém toda a criação unida.

E sabemos como já foi visto anteriormente que "o Logos se fez carne". Nós temos visto a sua glória e vivemos sob sua maravilhosa influência. Para nós Ele é conhecido como Jesus. É Ele que mantém a Fraternidade unida, e é essa união que manifestará que ele é nosso Grão-mestre. Ele veio até nós para que tivéssemos vida, e vida abundante, o que para mim significa uma coisa:

A todos os fraters, Vida Longa e Próspera.

3 comentários:

  1. Ótima explicação, frater. Lambda Lambda Lambda! O Logos nos habita e atua em nós por seu poder! Por isso, nossa fraternidade é dedicada a Ele e por isso que Ele é nosso Grão-Mestre!

    A Ele seja toda fraternidade, todo o Amor, toda Sabedoria, todo Conhecimento e todo Poder! E a todos os fraters: Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mano!

    Esse é meu patrão!!!

    hehehehehe

    ResponderExcluir