Motivo Lambda


Finalmente decidi escrever (apesar de neste momento estar demasiadamente cansado e com as pálpebras pesando como chumbo) sobre o Lambda, para responder a alguns que questionaram o porquê do seu uso como símbolo de nossa fraternidade. Mas já de antemão aviso que pouco falarei sobre o Lambda em si.
O Lambda (λ) (décima primeira letra do alfabeto grego e que possui o valor de 30 no seu sistema numérico) apesar de sermos nerds, não foi usado como referência ao cálculo lambda, nem aos autovalores de uma matriz na álgebra linear e muito menos como referência ao jogo Half-Life (embora não negue a influência da fraternidade lambda lambda lambda do filme "A vingança dos nerds"). Também não tem ligação com o sistema de fraternidades de cultura grega. Para nós ele é a representação do Logos (λόγος).

A palavra logos pode ser traduzida do grego literalmente como a palavra (falada ou escrita) porém, para nós, possui um significado muito mais profundo. Não somos os primeiros a atribuir ao logos um conceito, digamos, filosófico. O primeiro deles foi Heráclito de Éfeso, que usou o termo para traduzir o conceito de razão. Entretanto não foi dos escritos de Heráclito que capturamos nossa percepção do Logos, mas das Sagradas Letras, tanto dos escritos de João, o evangelista, quanto de Paulo, o apóstolo.

"No princípio era o Verbo [Logos], e o Verbo [logos] estava com Deus, e o Verbo [logos] era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:1-3 RC

"E o Verbo [Logos] se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14 RC

Vemos então que o Logos nos é apresentado como algo distinto da razão pura e simples, como também não o é apenas como um princípio universal de ordem e beleza, como diziam alguns dos antigos filósofos gregos mas como a própria manifestação da divindade. Sobre isso o autor da Epístola aos Hebreus nos diz:

"O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa." Hebreus 1:3

E mais nos diz Paulo na sua Epístola aos Colossenses:

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste." Colossenses 1:15-17 NVI

E ainda mais diz Paulo em Atos dos apóstolos, citando Epimênides, filósofo-poeta cretense do sexto século a.C. :

"Pois nele vivemos, nos movemos e existimos" Atos 17:28 NVI

Concluímos portanto que o Logos é o que nos dá poder, Ele criou todos os seres vivos. Ele nos cerca, nos penetra e mantém toda a criação unida.

E sabemos como já foi visto anteriormente que "o Logos se fez carne". Nós temos visto a sua glória e vivemos sob sua maravilhosa influência. Para nós Ele é conhecido como Jesus. É Ele que mantém a Fraternidade unida, e é essa união que manifestará que ele é nosso Grão-mestre. Ele veio até nós para que tivéssemos vida, e vida abundante, o que para mim significa uma coisa:

A todos os fraters, Vida Longa e Próspera.

Comentários

  1. Ótima explicação, frater. Lambda Lambda Lambda! O Logos nos habita e atua em nós por seu poder! Por isso, nossa fraternidade é dedicada a Ele e por isso que Ele é nosso Grão-Mestre!

    A Ele seja toda fraternidade, todo o Amor, toda Sabedoria, todo Conhecimento e todo Poder! E a todos os fraters: Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mano!

    Esse é meu patrão!!!

    hehehehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus