A usurpação de ser


De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo [...] Filipenses 2. 5-7a (ARC)

É interessante notar como Cristo, nosso Grão-Mestre, mesmo sendo Deus não se deu o direito de ser Deus quando esteve entre nós. Não quis ser tratado como Deus, embora afirmasse sua natureza divina. Não reivindicou o que era seu: reinos, nações, potestades e principados, mas se fez servo de todos.

Por quê isso? Será que ele não tinha todo o direito de requerer estas coisas? Sem dúvida, tinha todo o direito. Então, por quê não reivindicou? Porque ele veio para nos ensinar que nem sempre, mesmo que tenhamos direitos, devemos reinvidicá-los.

Isso porque o Amor é o mais importante. No versículo anterior, Paulo diz: "Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros", ou seja, Jesus, quando se fez homem, nos ensinou isto: que Ele veio por nossa causa, para nos ensinar o que é o amor, e não para exigir seus direitos divinos.

Isso é demonstrado desde o início, no momento da tentação de Cristo, quando Ele se afirma filho de Deus por não fazer o que um filho de Deus teria o direito de fazer ou reivindicar (transformar pedras, pular de prédios, ou conquistar reinos). O Rev. Ricardo Barbosa, no seminário "A Oração que Deus sempre responde", afirmou que apenas filhos ilegítimos (bastardos) reivindicam direitos; os filhos legítimos não precisam reivindicar nada, eles usufruem de tudo, porque é deles. Assim, se Cristo reivindicasse algo, estaria apenas afirmando a ilegitimidade de sua filiação e natureza divina. Tanto que a tentação sempre inicia por um "Se és o filho de Deus..."

Mas o que isso tem a ver conosco? É simples: como filhos de Deus temos a mesma obrigação de Cristo. Devemos nos esvaziar de nós mesmos. Dos nossos pretensos direitos, nossas reivindicações ante Deus. Isso é extremamente difícil, pois todos somos incentivados a buscar o que julgamos ter direito.

Somos estimulados a exigir coisas de Deus, como se Ele nos servisse e não nós a Ele. Além disso, somos estimulados também a exigir dos outros o que nos é de "direito" (não no sentido legal). Como, por exemplo, exigir que o outro nos trate da forma como acreditamos que merecemos, ou até mesmo reivindicar que outros saciem nossas necessidades.

Também somos tentados a reivindicar nossas vidas como nossas e, assim, o direito de fazermos dela o que quisermos. Somos incentivados a tentar ser o que quisermos, como quisermos, porque queremos, sem prestar contas a ninguém. Esquecemos que não somos ninguém por nós mesmos. (Se até a psicologia e sociologia reconhecem que só existe um "eu" em relação a um "tu", como pensar que podemos "ser" independentemente de outros?).

[É claro que isso não significa deixar de ter vontades e desejos. De modo algum. O que Deus espera é que nossos desejos e nossas vontades não ocupem o centro da questão. Além disso, significa não acharmos que nossos desejos e vontades são direitos a ser atendidos por Deus. Cada coisa no seu devido lugar. Devemos, sim, fazer como Cristo no Getsêmani: expor nossa vontade a Deus, mas buscar que seja feita a vontade dEle.]*

Deus, o Criador de todas as coisas, nos fez por seu propósito e vontade. Nada mais justo e próprio que vivamos de acordo com seu propósito e vontade. Temos, no entanto, em nossa natureza caída, a vontade de usurparmos de Deus seu direito sobre nós, pois, muitas vezes, não acreditamos que sua vontade e querer sejam, de fato, bons, perfeitos e agradáveis.

Ora, o Senhor mesmo nos prometeu que nos acrescentaria as demais coisas, bastava apenas que priorizássemos seu reino. E priorizar o reino é imitar (mimetizar) Cristo, ou seja, nos esvaziarmos de nosso falso "eu" e nos enchermos de Cristo. Esvaziarmos nosso ser de reivindicações (pra mim, meu, etc.) e nos encher do ser de Jesus (pra Ti, Teu reino, etc.).

Tenho dificuldade com isso, principalmente, quando vejo pessoas que não demonstram possuir o temor de Deus "usufruindo" de tudo (como se fossem filhos legítimos) e eu, como alguns outros cristãos, não. Às vezes, tendo a cair nesta "tentação" de querer transformar pedras em pães, só porque estou com fome. Não é assim que deve ser e o Pai tem me fortalecido neste aspecto.

Basta que Ele nos lembre do pecado original: a tentação no Éden. Quando acreditamos que temos direitos que o Pai não nos deu (ou que, para nosso próprio bem e o do próximo, não nos permite usufruir) não estamos querendo ser iguais a Deus? Essa é a primeira e maior tentação.

*Post-scriptum

Comentários

  1. muito sábia sua colocação. Parabéns!

    obs: Que gracinha!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico Wesslen!!! Seu post representa uma das muitas batalhas diárias que o cristão tem que enfrentar, e que precisa estar sempre vigilante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus