O valor do relacionamento

Quero compartilhar um momento, dentre vários, em que foi arrancado de minhas mãos um controle de vídeo game e posto uma bíblia no lugar.

Antes, é necessário contextualizá-lo no mundo em que a história se desenrola. Como visto nas imagens, o mundo é o do Mega Man, do qual me limitarei a duas fazes: a faze inicial e a X.

Mega Man


Mega Man era um robô doméstico, o primeiro com a capacidade de tomar decisões por conta própria, criado pelo cientista Thomas Light, o qual, conjuntamente com o cientista Albert Willy, desenvolvia projetos com robótica para o auxílio da humanidade. O contexto é muito simples: o doutor Willy ficou obcecado com o poder que os robôs representavam e tentou usá-los para o controle mundial. Vendo tal situação, Mega Man ofereceu-se para ser convertido em um robô combatente, e assim desenrolou-se a série inicial.


Mega Man X

Devido a algum acontecimento ainda não revelado, o status quo modificou-se, todos os personagens morreram e, tecnologicamente, a humanidade teve que recomeçar. Um cientista chamado Cain descobriu os escombros do que havia sido o laboratório do doutor Light e localizou uma câmara de suspensão contendo algo que só deveria ser reanimado 30 anos a frente daquela data. Após o tempo proposto a câmara foi aberta e Mega Man foi reanimado, agora chamado de Mega Man X. Sem lembranças do seu passado, com liberdade para tomar suas próprias decisões, e com um único imperativo interior: não deveria machucar humanos( veja o post “As três leis”, do frater Mazkir, para melhor entendimento deste imperativo).

A partir do Mega Man X, o doutor Cain produziu outros robôs para ajudar a humanidade em seu desenvolvimento, exceto o robô conhecido como “zero”, que também foi encontrado numa cápsula de suspensão, mas do qual não se sabia nada, a não ser possuir o mesmo imperativo que o Maga Man X guiando suas decisões.

O conflito aqui se deu devido a um vírus, de origem desconhecida, que infectou um robô cientista chamado Sigma, o qual iniciou uma revolução dos robôs contra os humanos pelo controle da humanidade. Estes rebeldes ficaram conhecidos como “Mavericks” e os fieis a humanidade “Reploids”. A história desenrola-se de tal modo a gerar duas sérias consecutivas a esta, as quais não comentarei, pois seu entendimento não é necessário para a compreensão do que desejo compartilhar.

O Diálogo

O que gerou este post foi o seguinte diálogo, que ocorre no jogo Mega Man X2, entre três Mavericks, enquanto observavam um holograma exibindo o Mega Man X:

Serges: Este é o líder deles. Seu nome é Mega Man X.
Violen:
Aqueles que o subestimaram, agora não passam de ferro-velho.

Agile:
Nós não cometeremos o mesmo erro. Ele é poderoso, mas ele é cego em relação ao que ocorre ao seu redor.

Após ver isso, o seguinte versículo ecoou em minha mente: “Errais em não conhecer as escrituras nem o poder de Deus” Mt 22:29 A partir de agora compartilho o fruto de minha meditação na bíblia, unido ao conhecimento que tenho da história do Mega Man.

Mega Man: um ser em harmonia com seu criador

Se você acompanhar a séria Mega Man, verá que, no primeiro, este é um robô muito simples, escasso em recursos, mas que nos últimos da série, está bem complexo, aprimorado. Este aprimoramento dá-se do choque entre as dificuldades apresentadas pelos planos do Dr Willy e a reflexão conjunta entre Mega Man e seu criador sobre como resolver a situação. Dr Light conhece sua criatura, suas potencialidades e limitações; seu tempo de desenvolvimento, seu estado interior.

Quando o Mega planeja alguma ação arriscada, ele pode perguntar a opinião de seu criador, que sabe se sua estrutura suportará tal ação ou não. Esse relacionamento criou um ser otimista, alegre, bem humorado, sem crises existenciais, pois ele sabe quem o criou, porque existe, o que deve fazer, qual a razão deste imperativo que influencia na sua tomada de decisões. Ele tem vários amigos, e, embora enfrente grandes dificuldades, seu estado interior final é sempre melhor que o inicial.


Mega Man X: um ser em desarmonia com seu criador

É importante salientar que a diferença entre os desenhos do Mega Man nas diferentes séries não se dá pelo aprimoramento da técnica, ou porque um é mais velho, ou mais “maduro”, do que o outro, mas, creio eu, pelas causas que apresentarei agora.

Mega Man X é um ser que, embora possa tomar suas próprias decisões, age movido pelo seu imperativo interior, do qual não sabe a origem ou porque deve obedecê-lo. O Dr Cain é uma ajuda essencial, mas como não conhece a profundidade da estrutura do X, tem deficiência em ajudá-lo na utilização de seu pleno potencial, e, o que é mais importante, na compreensão das características que formam o seu ser. Tem como único amigo o Reploid Zero, que também tem um passado desconhecido e sofre de crises existenciais tão fortes como as do X, pois este não tem a menor pista das origens da sua existências.

Ao final de cada jogo, o X surge levantando questões como: Valeu apena esta luta?Valeu apena tanta destruição? Esta guerra tem uma causa justa?
Qual será o meu real papel neste contexto? Conseguirei descobrir até o fim desta jornada? Ele é sempre sério, pensamentos centrados na batalha, a qual não sabe bem porque luta, e, o que para mim é o mais grave, seu estado interior é sempre pior depois de cada batalha do que era quando iniciou-a, mais dúvidas, incertezas e tristezas.

Que tipo de relacionamento é o proposto por Jesus?

- Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo. Fp 1:6 Jesus quer que você cresça mais a cada dia e quer participar deste crescimento;

- Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Sl 103:14 Ele te conhece extremamente bem, pode lhe ajudar a desenvolver suas potencialidades e a minimizar suas dificuldades;

- Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Sl 1: 3 Ele conhece o seu tempo de desenvolvimento. Os homens podem exigir de você de um modo sufocante, mas ele nunca exige além do necessário para a manutenção de um crescimento firme e saudável;

- Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas. Ec 7:8 Jesus deseja que o teu final sempre seja melhor que o teu começo;

- O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Pv 16:9 Jesus está sempre disposto a discutir com você se sua estrutura suporta ou não determinado caminho;

- Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem. Ec 3:11 Há um imperativo dentro do ser humano: o desejo pela a eternidade. E só um relacionamento com que lhe criou pode lhe fazer entender o porquê deste imperativo;

- Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Jo 15:15 Se você buscar um relacionamento com Jesus não terá remorso pelas coisas que faz, ou incerteza sobre se é legítimo fazer o que você faz, pois ele esta disposto a lhe ajudar a compreender os benefícios de segui-lo. Com o relacionamento você não é mais servo, mas amigo.

- Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Rm 8:32 Ele ama você intensamente, e está disposto a viver uma profunda intimidade com você.

Não vou me alongar neste tópico por serem imensas as propostas de relacionamento que Jesus nos dá, mas te aconselho a buscá-las na escritura sagrada, pois este relacionamento é o motivo da alegria que há em mim.


Antes de fazer um comentário, agradeça a esse pai tão fantástico o privilégio que ele lhe dá, ao propor esse relacionamento, e se você não possui tal relacionamento, incline sua cabeça e peça, ai mesmo na frente deste computador, em casa, na faculdade, trabalho, ou seja lá onde você estiver, e peça a Jesus que entre em seu coração e inicie esse relacionamento com você. É maravilho meu irmão, podes crer. Jesus me conhece tão bem que até quando me divirto (jogo videogame) ele sabe como chamar minha atenção.

Jesus te abençoe
.

Comentários

  1. Fantástico Marco!
    Quando comecei a ler, sabia que era seu o post., antes mesmo de ler o nome do autor. Parabens pelo conhecimento da história do Megaman, e sobretudo pelo conhecimento bíblico.

    Gostei muito mesmo!

    Me senti tocado cara!
    Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Assim como TJ eu sabia que esse post era seu, possui o seu estilo de escrever. Estou muito emocionado cara! Este post falou muito comigo! Quando nosso relacionamento com Deus está acertado, todas as coisas passam a fazer sentido. Lembro de quando Paulo fala "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo". Nosso Criador nos fez semelhantes a Ele nos dando o privilégio da livre escolha, mas o melhor de tudo é que também nos deu acesso a sua gloriosa presença e a sua direção que nos guia as decisões corretas. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Gostei e recomendo. Acredito que o muito de meu falar nesse ponto, após esta boa leitura seria por demais demasiado.
    Que o Senhor seja Louvado ainda mais na sua vida, abençoado. Louvado seja o nosso Senhor. ;)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Marco Polo!

    Acho que você foi muito feliz no exemplo. A relação entre Mega Man e Dr. Light e depois a não relação da criatura com o criador, mostra de forma simples e objetiva porque é importante que o homem busque se relacionar com Deus.

    Como você frisou muito bem, embora Deus seja o Criador, nosso Senhor, nosso Dono, de fato, Ele busca um relacionamento de amor conosco. Não age de forma impositiva, embora seja soberano; não nos obriga a fazer o que deseja, embora seja onipotente.

    O que Deus quer são filhos, não meras criaturas. Se fosse assim, Deus ficaria imensamente feliz e satisfeito apenas com os animais, que fazem e agem de acordo com a natureza e apenas isso.

    Deus está sempre aberto para nos receber e partilhar de seu amor, alegria, paz, sabedoria e poder conosco. Basta apenas que, como bons filhos, nos submetamos ao nosso Pai e façamos sua vontade.

    Parabéns! É maravilhoso quando Deus fala conosco por meio de coisas tão simples e "profanas" como um video game ou um filme. Porque Ele só tem interesse em se relacionar conosco e nos aperfeiçoar ao nível que ele sonhou. Pra isso, Ele é capaz até mesmo de sentar com a gente na frente de um video game.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus