Truque mental jedi






Estava me lembrando de um certo acontecimento que se deu em uma das reuniões da monitoria de metodologia científica com o quase Sith Lord professor Aldemar. Um certo amigo meu (não vou dizer quem Wés) foi persuadido a comer um biscoito que de início recusara, enquanto aquele que oferecia o petisco usava um truque mental jedi (ou seria sith?). Ele relutou, relutou, mas, por fim, cedeu e comeu o biscoito. Sua relutância mostrou que o mesmo não era mais um koochu de mente fraca, mas afinal de contas, ele comeu.
Essa história serve para ilustrar algo que desejo compartilhar. Mestre Obi-Wan Kenobi nos ensinou que o truque mental jedi "funciona apenas em mentes fracas", mas penso que exitem diversas formas de convencer pessoas a fazerem as mais diversas coisas, por mais fortes que pareçam as suas mentes.
No boxe, há um tipo de golpe cuja principal finalidade é minar as forças do adversário. Trata-se do "jab", socos rápidos e contínuos feitos com a mão menos potente do lutador, que visa abrir a guarda do oponente para um golpe mais poderoso. Estou citando isso porque muitas vezes recusamos coisas que nos são oferecidas, muitas vezes "tentações", mas as provocações e os estímulos ininterruptos podem nos fazer abrir a guarda e logo estaremos vulneráveis e talvez aceitando aquilo que de início recusamos.
Por mais fortes que nossas mentes possam parecer para nós, elas são alvos de constantes ataques. Ninguém vira Sith do dia para a noite. Talvez um koochu de mente fraca seja facilmente induzido a aceitar uma sugestão proposta, mas isso não nega o fato de que os fortes de mente também podem ser persuadidos. Foi exatamente isso que aconteceu com Anakin Skywalker.
Portanto, mesmos que aparentemente não sejamos sujeitos a truques mentais jedi (mais uma vez, ou seriam sith?), estejamos todo o tempo renovando nossas mentes, limpando-nos de todo acúmulo de malícia, e prontos para o dia mau, aquele dia em que tudo parece dar errado e quando estamos sujeitos a tomar as decisões mais precipitadas.
Que a Alegria do Senhor esteja com vocês, porque ela é a nossa Força.

Comentários

  1. Huahuahauhauhau!

    Muito bom, Master Mazkir! Ensinar os padawans como não cair em "mental tricks" bom é.

    Por causa disso, sua blasfêmia será perdoada. Esperava este tipo de comportamento do Master Porfírius, mas não de você. Um duelo de sabres de luz será necessário... no BattleFront 2!!!

    Bem, de fato, existem pequenas insinuações que sorrateiramente vão minando nossa resistência. Ficar alertas precisamos. Sempre.

    O caminho para o lado negro sedutor é. (Engraçado é que um dos significados da palavra "seduzir", na etmologia, é "desviar". Daí que ser seduzido é se desviar do caminho que estava trilhando)

    Por isso, mantenha sua mente focada, jovem padawan!

    ResponderExcluir
  2. Este post possui grande relação com o anterior, pois quem está de pé deve realmente cuidar para não cair e uma das formas de não cair é não incorrer no erro de ignorar eventuais golpes "sem importância" e "fracos". Gostei muito mesmo, Frater Mazkir!
    De fato, a sabedoria está não em se julgar forte para enfrentar os desafios, mas em se reconhecer limitado e falível o suficiente para buscar correr das tentações. Em suma, nossa força está em nos reconhecermos fracos, da mesma forma que nos tornamos senhores ao agir como servos.
    É óbvio que devemos sempre estar prontos para o combate, mas nossa prioridade é evitá-lo.
    Já as manifestações de manipulação mental são muito mais comuns em nossa vida, por vezes o que possibilita a manipulação não é uma mente fraca, mas sim uma mente orgulhosa e/ou vaidosa.
    É o orgulho que nos torna reféns, muitas vezes, de pessoas que nos utilizam para ações que não são nosso real desejo. E a vaidade nos escraviza diante do desejo de agradar a outros sem considerar muitas vezes nosso próprio sistema de crenças. Enfim...
    Que possamos nos reconhecer como falíveis para estar sempre atentos e vigilantes e desta forma nos tornarmos fortes e evitarmos as quedas.

    ResponderExcluir
  3. Grande Master Porfírio!
    Grande Comentário!
    Grande Profundidade!
    Grande Complementação!
    Grande Sobriedade, Sabedoria e Equilíbrio!
    Grande Grande!

    ResponderExcluir
  4. Eu não esperava menos de um Sith Lord... (não estou falando de Aldemaster!)

    Sith Lords! Ficam tirando onda de um momento de fraqueza! Um dia serei o Jedi mais poderoso!

    ResponderExcluir
  5. Master!

    Deixe de besteiras! Estamos todos brincando aqui! huahauhauahua!

    Pode deixar o comentário!

    Sei que este evento me acompanhará por toda vida...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de super poderes de Jesus Cristo

Tudo posso naquele que me fortalece? Em que contexto?

Os glutões não herdarão o reino de Deus